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Bem-estar: 4 dicas para aumentar o consumo de água no dia a dia

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo

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ColunaBem-Estar

Tomar água é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano – é verdade e quase todo mundo sabe disso. O difícil mesmo é conseguir tomar a quantidade necessária. Estima-se que o ser humano tenha de tomar uma média de 1,5 a 2 litros de água por dia.

 

No verão, a hidratação é um dos cuidados mais importantes, e o consumo de água costuma ser maior pela perda de líquidos em decorrência do calor, sobretudo pela transpiração. Por isso, a ingestão do líquido se faz fundamental não apenas para o bom funcionamento do corpo, mas também com proteção aos efeitos do calor brasileiro. E, para além de se manter saudável, tomar água também é especialmente importante após a realização de atividades físicas, como exercícios pullover, aeróbicos, anaeróbicos e realização de esportes diversos.

 

Já sobre os benefícios dela, bem… eles são inúmeros. Alguns dos mais relevantes são a regulação da temperatura do corpo, a manutenção da pele como um todo (evita espinhas, acne, celulite e afins), a melhora do funcionamento dos rins e a bonificação do sistema circulatório.

 

No entanto, mesmo que todos esses benefícios estejam presentes, ainda há muita dificuldade para ingerir a quantidade necessária por dia. Por isso, separamos três dicas para aumentar o consumo de água por dia com poucas atitudes. Confira!

Mantenha a água próxima o dia todo

Muitas vezes, não tomamos água porque não há uma garrafa ou copo próximo, principalmente durante a rotina de trabalho. Garantir um recipiente que fique sempre por perto pode aumentar o consumo mesmo que não haja sede, como maneira de se tornar um hábito.

Invista em copo com canudo

Parece besteira, mas o simples fato de ter um canudinho – que seja biodegradável, por favor, vamos colaborar com o meio ambiente! – por perto é capaz de cativar o interesse na hora de tomar a água. Esta dica é essencial para quem trabalha sentado e em frente ao computador, pois várias vezes o consumo fica imperceptível. Manter o copo próximo, em cima da mesa de trabalho e sempre cheio garante um consumo também maior.

Água saborizada também ajuda na hidratação!

Se você tem dificuldade em tomar água pela falta de sabor, invista em águas saborizadas, que podem ser feitas em casa mesmo. Água com laranja, limão ou outras frutas contribuem para a manutenção do corpo e melhoram a nossa saúde, porque combinam benefícios dos alimentos.

Baixe um aplicativo no celular

Hoje, existem inúmeros aplicativos com lembretes para tomar água. Se o problema está em esquecer de tomá-la, o aplicativo com certeza será bem eficiente. Eles podem ser encontrados gratuitamente na Play Store ou na Apple Store e enviam notificações nas horas previamente acordadas com a quantidade a ser ingerida.

 

 

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