Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Bem-Estar Sábado, 28 de Maio de 2022, 15:22 - A | A

Sábado, 28 de Maio de 2022, 15h:22 - A | A

Coluna Bem-Estar

A escolha do colchão ideal garante sono tranquilo

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Com alguns cuidados, a escolha do colchão e da cama proporciona bem-estar para uma noite de sono reparadora e qualidade de vida

iStock

ColunaBem-Estar

Inúmeros fatores contribuem para uma noite de sono tranquila e reparadora, fundamental para que o dia seguinte seja  produtivo, e os motivos estão na escolha do colchão adequado para seu repouso, difícil diante das opções do mercado e por ser um produto que adquirimos esporadicamente.

 

Para a compra do colchão ideal, listamos algumas sugestões: em primeiro lugar, pesquise na internet antes de ir a uma loja física, pois existem inúmeros modelos e valores, e muitos sites disponibilizam uma equipe para auxiliar sobre as referências do produto e indicar o ideal às suas necessidades.

 

O segundo ponto é não se influenciar pela beleza do revestimento do colchão; antes de tudo, o conforto e a qualidade do material são importantes para maior durabilidade. O terceiro ponto é considerar o tempo em que passa deitado; em média, em um ano, dormimos 2.920 horas, assim as consequências de noites mal dormidas atingem diretamente a sua saúde, como problemas ortopédicos; portanto, o ideal é investir em um colchão que tenha uma relação custo-benefício que atenda a sua exigência.

 

O quarto aspecto é a escolha de um colchão que mantenha a coluna alinhada e reta, uma boa opção são os de espuma, muito popular pela facilidade de manejo e leveza; possuem várias densidades, assim o recomendado é certificar-se do biotipo e para a escolha da densidade de espuma ideal do colchão, conforme as indicações do INMETRO.

 

Também encontramos colchão de látex, que adapta-se facilmente ao contorno do corpo e é muito resistente a poeira e umidade, visto ter perfurações que garantem a ventilação; este modelo também deve respeitar o tipo biofísico do usuário, e a maior vantagem está na possibilidade do revestimento antialérgico, ideal para as pessoas com problemas respiratórios e alergias.

 

O colchão de mola também é outra opção, principalmente para as pessoas que residem em locais onde a temperatura é quente ou para quem tem transpiração excessiva. Pode ser encontrado com molas entrelaçadas ou molas ensacadas. Em ambas as versões, exige o constante cuidado para evitar deformações, visto a possibilidade de as molas se partirem ou perderem a elasticidade.

 

O modelo mais atual é de viscoelástico, caracterizado por ser hipoalergênico; é sensível à temperatura do corpo, suporta qualquer peso e altura, sem prejuízo à coluna. Produzido com uma espuma desenvolvida pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana), tem como destaque a resiliência, assim o corpo é adaptado ao colchão, sem deformar o produto.

 

A quinta observação está na escolha da densidade do colchão, firme ou macia, porém o colchão ideal é aquele que acompanha a curvatura natural da coluna; portanto, conforme o tipo físico da pessoa, sem dúvida alguma, os vendedores saberão indicar qual será a melhor escolha. Tanto é que a sexta sugestão é fazer o teste dos colchões, ou seja, experimentar o mesmo e verificar se ele atende às suas necessidades; aliás, um hábito que deve ser introduzido no momento da compra do produto, pois apenas 2 minutos bastam para garantir se o mesmo é ideal. A sétima dica é verificar o tempo de vida do colchão, normalmente a durabilidade varia entre 3 e 10 anos, e depende dos materiais com que foi produzido, sem contar a importância dos cuidados do usuário. E para ter maior conforto, o ideal é colocar o novo colchão em uma cama box Probel, que, além de confortável e resistente, possibilita maior aproveitamento do espaço do quarto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS