Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


ENTREVISTA Segunda-feira, 01 de Setembro de 2008, 17:00 - A | A

Segunda-feira, 01 de Setembro de 2008, 17h:00 - A | A

Exclusivo: Nelsinho é o primeiro candidato à prefeitura entrevistado pelo Capital News

Lucia Morel e Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Capital News começa hoje uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Campo Grande. O primeiro a responder às perguntas é o atual prefeito e candidato à reeleição, Nelson Trad Filho (PMDB), que fala sobre seus planos para a Capital caso seja reeleito. Ele enfatiza o investimento em educação e na abertura de novas unidades escolares de tempo integral.
Além disso, Nelsinho afirma que quer fortes investimentos na área de saúde, com implantação de novas unidades de saúde 24 horas, além da construção do Hospital de Traumas de Campo Grande.
No transporte, que o atual prefeito destaca como um dos três maiores desafios de sua gestão, há em seu projeto a implantação de corredores exclusivos para ônibus, além da instalação de semáforos sincronizados. Uma novidade, segundo destaca o prefeito, seria a construção de uma via que ligue as Moreninhas ao Complexo Bandeira.
A segurança pública também aparece como ponto de preocupação, sendo que Nelsinho garante a ampliação da guarda municipal e parceria com o governo do Estado em ações de segurança.
Confira a entrevista:

Capital News: Porque o Sr. quer ser novamente prefeito da nossa Capital?
Nelsinho: Para dar prosseguimento a uma administração que vem sendo bem avaliada pela população. Temos importantes projetos em andamento, como o Terminal de Cargas , o Terminal Rodoviário e a modernização do centro (Orlas Morena e Ferroviária) que precisam ter continuidade. O motivo maior, no entanto, é a oportunidade de fazer uma Capital cada vez melhor, estendendo a proposta da escola de tempo integral, construindo novas unidades modelo de saúde, melhorando a vida e criando novas oportunidades para as pessoas. Sou candidato porque temos apoio dos Governos estadual e federal e porque nosso projeto vai ao encontro do sentimento dos campo-grandenses.

Capital News: Quais os três maiores problemas da Capital e quais são as suas propostas para melhorar essas áreas?
Nelsinho: O Plano 15, elaborado a partir da consulta à população, oferece respostas para os principais problemas de Campo Grande. Hoje, as áreas onde existem mais demandas são saúde, segurança e transporte coletivo.
Na saúde, vamos construir três Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), postos equipados para atender urgências e emergências médicas - modelo Coronel Antonino; ampliar o Pronto Socorro, a Unidade Coronariana e o CTI da Santa Casa; implantar o Hospital de Traumas de Campo Grande; ampliar o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e construir um Laboratório Municipal; construir novas Unidades Básicas de Saúde e contratar mais médicos e dobrar o número de equipes do Programa de Saúde da Família.
Embora a segurança pública seja uma atribuição do Governo do Estado, a Prefeitura não vai ficar de braços cruzados. Estamos ampliando as ações da Guarda Municipal, convocando e capacitando novos guardas municipais, aprovados em concurso, para garantir a segurança em praças, parques, escolas e outros bens públicos municipais. Também vamos articular ações com o Governo do Estado para garantir a segurança dos moradores do centro e dos bairros e melhorar ainda mais a iluminação pública. Nessa articulação, é bom que se diga, nenhum outro candidato tem melhor condição do que a nossa pela afinidade pessoal e política com o governador.
Na área de transporte, onde os problemas se agravaram com o crescimento acelerado da frota de veículos e motos, vamos ampliar a agilidade dos ônibus com a implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo; construir dois terminais abertos de transbordo e modernizar os existentes. Também vamos instalar sistema semafórico sincronizado (onda verde) e implantar novas ciclovias.

Capital News: Para administrar uma cidade é preciso ter apoio dos vereadores e para isso é necessária a construção de uma base política na Câmara. Como montar essa base política para dar sustentação na sua administração?
Nelsinho: Na verdade, essa base política já existe. Ela é fruto de uma administração democrática, que ouve e reconhece o trabalho parlamentar mas, sobretudo, é conseqüência de uma gestão que a cidade aprova. Os vereadores representam o cidadãos. Se os cidadãos aprovam o trabalho realizado, nada mais natural do que os vereadores ficarem ao nosso lado, contribuindo e colaborado com o Município.

Capital News: Quantos vereadores a sua chapa ou coligação pretende eleger?
Nelsinho: Dezenove.

Capital News: Como o senhor pretende gerar empregos aqui na Capital?
Nelsinho: O Plano 15 tem a receita. O primeiro passo é continuar atraindo novas empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços para Campo Grande, como fazemos hoje. Vamos concluir a infra-estrutura e implantar o Terminal Intermodal de Cargas e o Centro Logístico Industrial Aduaneiro-CLIA, criar o Pólo Empresarial das Moreninhas e melhorar a infra-estrutura dos Pólos existentes.
Além disso, vamos preparar a nossa mão-de-obra para ocupar todas as vagas que surgirem com a criação do Centro de Qualificação Profissional de Campo Grande e instalação de unidade específica para cursos de informática e inclusão digital.
Vamos ampliar os recursos e as linhas de crédito do Programa Credigente e dinamizar o programa de estágio remunerado para os jovens do Ensino Médio. Outro avanço na direção do primeiro emprego será a criação de mais uma unidade do Instituto Mirim de Campo Grande, centro por excelência de preparação dos jovens para o mercado de trabalho.

Capital News: Na área habitacional, o senhor teria projeto de construção de casa própria para os menos favorecidos?
Nelsinho: Nesta atual gestão estamos entregando 8.054 moradias para os campo-grandenses. Esse trabalho vai continuar com a construção de mais casas populares para atender as famílias de baixa renda. Vamos garantir assistência técnica e material para quem deseja construir no próprio terreno e implantar novas tecnologias na construção de moradias. Vamos dar prosseguimento à regularização fundiária de áreas com melhorias habitacionais. O sonho da casa própria vai virar verdade para milhares de campo-grandenses.

Capital News: No seu plano de Governo, quais outras prioridades que nós podemos destacar para os eleitores de Campo Grande? Fale um pouco como o senhor pretende viabilizar essas prioridades?
Nelsinho: O nosso Plano 15 foi elaborado a partir do conhecimento das reais possibilidades de investimento e captação de recursos do Município, considerando as prioridades apontadas pela população. Eu destacaria a ampliação das escolas de tempo integral, uma iniciativa educacional arrojada que garante a permanência dos alunos por 10 horas na escola, com um lap-top para cada um.
Vale destacar a pavimentação asfáltica de pelo menos mais 1,1 milhão de m² de ruas e avenidas nos bairros, beneficiando cerca de 1.500 quadras urbanas. Está na hora de providenciar o recapeamento do asfalto de algumas vias da área central, hoje uma necessidade. Vamos concluir a implantação dos parques com grandes avenidas de pista dupla ao lado dos córregos Imbirussú, Lagoa, Cabaça e Segredo. Estas obras criam novas alternativas viárias e preservam nossos cursos dágua.
Outro projeto estratégico para a Capital é a construção de uma avenida ligando as Moreninhas ao Complexo Bandeira, a revitalização das Avenidas Júlio de Castilhos e Bandeirantes, além da conclusão da Via Morena, entre o aeroporto e a Av. Júlio de Castilhos. Nós temos estes empreendimentos viabilizados e sua execução é garantida.

Capital News: Candidato, qual seria a Campo Grande que o senhor sonha?
Nelsinho: Nós sonhamos com uma cidade justa, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de trabalhar e construir a sua dignidade; onde os direitos sociais sejam assegurados e as pessoas vivam em paz. Nós sonhamos com uma cidade onde o crescimento seja sustentável, preservando a natureza; uma cidade onde os moradores possam se encontrar e desenvolver práticas de vida saudável nas praças e parques. Eu sonho, como o poeta Thiago de Melo, com uma cidade onde “a alegria seja uma bandeira generosa, para sempre desfraldada na alma do povo”.

Capital News: Sua mensagem final para o eleitor de Campo Grande?
Nelsinho: Quero dar continuidade ao nosso trabalho, para modernizar o centro e melhorar os bairros, para garantir saúde de qualidade e educação integral, para levar asfalto, moradia e dignidade para as pessoas, nós precisamos do seu apoio e do seu voto. Juntos, faremos de Campo Grande cada vez melhor.

Leia também:
Henrique Martini Iara Costa Suél Ferranti Pedro Teruel


.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS