Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


ENTREVISTA Domingo, 31 de Março de 2024, 08:26 - A | A

Domingo, 31 de Março de 2024, 08h:26 - A | A

Entrevista

Comer ou não comer eis a questão

Consumir chocolate com moderação pode ser benéfico para a saúde

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

O que comer no calor?

Nutricionista explica que não há uma recomendação diária para o consumo de chocolate, depende de vários fatores individuais

Ao leite, branco, amargo ou meio amargo, qual chocolate escolher? Qual faz mal e engorda mais? São inúmeras as perguntas em torno desse tema, o Capital News já te tranquiliza que comê-lo com moderação pode ser benéfico para a saúde, além de trazer felicidade.

Isso porque o chocolate contém antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de aumentar a produção de serotonina no cérebro, o que melhora o humor e alivia o estresse.

1. Capital News: Qual a principal recomendação sobre o consumo dos chocolates, que por vezes é considerado vilão para a saúde?

Estudos recentes têm destacado os potenciais benefícios do chocolate com alto teor de cacau para a saúde

Jhenevieve Cruvinel: Embora haja diversas polêmicas sobre o chocolate, a questão principal são os produtos que apresentam alto teor de açúcar e gordura e são considerados vilões para a saúde. Estudos recentes têm destacado os potenciais benefícios do chocolate com alto teor de cacau para a saúde, sendo a principal recomendação a moderação no consumo.

2: Capital News: Como escolher o chocolate?

Jhenevieve Cruvinel: Escolha chocolate com alto teor de cacau. Opte pelos com pelo menos 60-70% de cacau, pois eles possuem maior concentração de compostos bioativos e antioxidantes benéficos à saúde e tendem a ter menor quantidade de açúcar e gordura adicionados.

3: Capital News: Como consumir essa iguaria?

Jhenevieve Cruvinel: Consuma com moderação, embora um bom chocolate contenha diversos compostos benéficos, ele ainda é um alimento calórico e pode ser rico em gorduras saturadas. Portanto, consuma dentro de uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras

4. Capital News: O que se ater a escolher um chocolate?

Jhenevieve Cruvinel: É importante ter atenção aos ingredientes adicionados, por isso leia os rótulos dos produtos e escolha opções mais naturais e saudáveis, na lista descrita no rótulo. O primeiro insumo deve ser oriundo do cacau e a gordura principal da receita também. O chocolate deve ter como bases ingredientes naturais, principalmente a manteiga de cacau, o liquor do fruto ou o nibs.

5. Capital News: Existe um “menos pior” para a saúde entre chocolate ao leite, amargo e branco?

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de chocolate, doce, confeitaria, gula, páscoa, gordura, glúten

Ovo chocolate

Jhenevieve Cruvinel: A composição precisa do chocolate varia em todo o mundo devido à diferença de gostos e legislação relativa a quantidades na sua composição. No Brasil, o chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % de sólidos totais de cacau em 100g de produto.

Já o chocolate branco é um produto derivado que leva em sua composição, uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau por 100g de produto.

Por este motivo as versões que apresentam maior teor de cacau, 40%, 55%, 70% e aí por diante, são as mais recomendadas para aproveitar a páscoa com saúde.

6. Capital News: O chocolate é inflamatório para o corpo?

Jhenevieve Cruvinel: O cacau é uma fonte rica de antioxidantes, como os flavonoides, que têm propriedades anti-inflamatórias. Estudos demonstram que o consumo regular de chocolate pode estar associado a níveis mais baixos de marcadores de inflamação sistêmica, como a proteína C-reativa (PCR) e citocinas pró-inflamatórias, reduzindo a inflamação nos vasos sanguíneos e promovendo a dilatação dos vasos, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O chocolate também pode ter efeitos positivos sobre o humor e o estresse, o que, por sua vez, pode reduzir a inflamação associada ao estresse crônico.

Importante entender, que para haja benéficos a saúde relativa aos fitoquímicos e flavonoides presentes no cacau, a qualidade, quantidade e processamento do produto deve ser feito de maneira adequada.

7. Capital News: Porque é tão difícil consumir o chocolate de forma moderada?

Jhenevieve Cruvinel: É comum encontrar dificuldade em consumir chocolate de forma moderada devido a uma combinação de fatores relacionados às características da composição do produto e a resposta do nosso corpo a estas características. Aqui estão algumas razões pelas quais pode ser difícil consumir chocolate de forma moderada:

• O chocolate ativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando neurotransmissores como a dopamina, que estão associados ao prazer e à sensação de recompensa.

• Vínculo emocional, as associações emocionais positivas com o chocolate, seja como uma fonte de conforto em momentos de estresse ou tristeza, ou como parte de celebrações e prazeres pessoais, leva ao consumo exacerbado principalmente em momentos de fragilidade emocional.

• O chocolate, especialmente o chocolate com alto teor de açúcar e gordura, é conhecido por ser hiper palatável, ou seja, possui uma combinação de sabores e texturas que estimulam intensamente nossos sentidos.

• Certos ingredientes do chocolate, como o açúcar e a gordura, podem interferir na regulação natural do apetite, levando a desejos mais frequentes e a uma menor sensação de saciedade.

Para muitas pessoas, encontrar um equilíbrio saudável no consumo de chocolate requer consciência e autocontrole. Se este é o seu caso, utilize estratégias como limitar o acesso ao chocolate, praticar a alimentação consciente e buscar alternativas mais saudáveis podem ajudar a moderar o consumo de chocolate e promover uma relação equilibrada com esse alimento delicioso.

Não há uma recomendação diária específica para o consumo de chocolate, pois isso depende de vários fatores individuais

8. Capital News: Qual a quantidade ideal de consumo por dia?

Jhenevieve Cruvinel: Não há uma recomendação diária específica para o consumo de chocolate, pois isso depende de vários fatores individuais, como idade, peso, altura, nível de atividade física e saúde geral. Além disso, a quantidade recomendada de consumo de chocolate pode variar dependendo do tipo de chocolate (por exemplo, chocolate ao leite, chocolate amargo) e sua composição nutricional.

• Saiba mais sobre a Semana Santa

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS