Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Cotidiano Quarta-feira, 21 de Julho de 2010, 09:20 - A | A

Quarta-feira, 21 de Julho de 2010, 09h:20 - A | A

Juiz manda fechar Unei Dom Bosco até que prédio tenha condições dignas para internar adolescentes

Marcelo Eduardo - Capital News

Para evitar negligência, violência e crueldade, o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campo Grande, Danilo Burin, determina o fechamento da Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco. A unidade encontra-se em péssimo estado de conservação, segundo o magistrado.

A portaria por ele editada entra em vigor nesta quarta-feira (21) e vale até que o prédio seja reformado e tenha condições de habitabilidade.

Dez dias é o prazo para que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Superintendência de Assistência Socioeducativa, desocupe o imóvel, removendo os adolescentes para outras Uneis.

Conforme assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), a medida levou em consideração que nenhum adolescente poderá ser objeto de qualquer forma de negligência, violência e crueldade aos seus direitos fundamentais e que a Unei Dom Bosco se encontra em péssimo estado de conservação.

No texto da portaria, Danilo Burin salienta também “que os adolescentes gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo do princípio da proteção integral prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, conforme repassado pelo TJ-MS.

Nos alojamentos, segundo o juiz, faltam iluminação – fios improvisados cruzam as paredes –, há destelhamento, muitos vazamentos de água, poças de água no chão que se misturam com restos de alimentos (cascas de banana, por exemplo) e um pouco de lixo espalhado.

Ainda conforme repassado pela assessoria, em algumas áreas da Unei Dom Bosco, a água jorra do teto. Há paredes mofadas, falta de água potável, vasos sanitários entupidos e um vaso sanitário com vazamento constante e intenso de água. “Os internos sofrem com problemas de pele em decorrência das condições insalubres”.

Superlotação é outro problema apresentado. Num local onde deviam ficar 48 adolescentes, estão 60.

Clique na imagem para acessar a galeria

Estabelecimento estaria degradado e impróprio para habitabilidade, segundo juiz
Foto: Deurico/Arquivo Capital news


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 13/04/2010 - 18:59
  Secretário de Segurança Pública visita Unei Dom Bosco e anuncia melhorias

 12/04/2010 - 17:00
  Policiais do reservado da PM fazem buscas pelos seis fugitivos da Unei

 12/04/2010 - 16:30
  Rebelião da Unei é controlada e cerca de 10 internos fogem

 12/04/2010 - 15:16
  Dez adolescentes fogem e um fica ferido no motim da Unei

 12/04/2010 - 14:52
  Adolescentes iniciam motim na Unei Dom Bosco

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS