Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 08 de Julho de 2009, 17:17 - A | A

Quarta-feira, 08 de Julho de 2009, 17h:17 - A | A

TJ-MS coloca em liberdade quase todas as pessoas presas na Operação Owari

Alessandro Perin - (www.capitalnews.com.br)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul concedeu na tarde desta quarta-feira a liberdade a todos as pessoas presas temporariamente na operação da Polícia Federal (PF) batizada de Owari, e que foi realizada ontem em Dourados. O grupo é investigado por envolvimento em esquema fraudulento de licitações, principalmente as que envolvem serviços de saúde e funerários. Entre os presos estão o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Doruados, Carlinhos Cantor, os secretários municipais de Governo de Dourados, Darci Caldo, de Obras, Carlos Ióris, e de Saúde, Sandro Barbara, dois assessores especiais do prefeito de Dourados, Jorge Dauzacker e Márcia Fagundes Geromini, o ex-secretário de Fazenda de Dourados, Luiz Seiji Tada, e o filho do ex-prefeito de Dourados Laerte Tetila, o dentista André Tetila, além de empresários.

O alvará de soltura foi coletivo e aceito pelo desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte. Não foram beneficiados com o habeas corpus as pessoas que tiveram a prisão preventiva decretada. São elas: Sizuo Uemura, seus dois filhos, Eduardo Uemura e Sizuo Uemura Filho e o funcionário identificado como Polaco.

Confira a lista dos liberados: Ex-secretário de Estado de Saúde, João Paulo Barcellos Esteves, o vice-presidente da Câmara de Dourados, Sidlei Alves da Silva (DEM), o vice-prefeito de Ponta Porã, Eduardo Esgaib Campos e a esposa, Paula Alexsander Consalter, além de Helena Tsumori Uemura, Arany Eiko Tsumori Uemura, Maiza Harumi Uemura, Fabiano Gomes de Souza Uemura, Angela de Souza Carmucci, Zenelda Souza Araújo Benites, Ana Cláudia Barzotto, Doralina Bastos Soares Apolonio, Marilda Lopes de Souza, Vivian Rizo da Silva, Sandra Keiko Minohara, Alyne Silva Gomes, Leiko Terezinha Tamaki, Marizete Shmidt, Edson Hiroshi Ikeda, Darci Calado, Márcia Geromini Calado, Evandro Silva Rosa, André Luiz Freitas Tetila, Wilson Cezar de Medeiros Alves, José Odair Gallo, José Carlos Coineth de Oliveira, Humberto Teixeira Junior, Irionetti Fátima Ferreira, Clarice Sanches Silva, Jorge Antônio Dauzacker da Silva, Sandro Ricardo Barbara, Eduardo Dias Leite, Everaldo Leite Dias, Silvério Gonçalves Diniz Filho, Carlos Ioris, Carlos Roberto Assis Bernandes e Gilmar Corbari.

Conforme o delegado da PF, Bráulio Galloni, o bando agia há cerca de 40 anos em Dourados, Campo Grande, Ponta Porã, Naviraí, Guaíra (PR) e Umuarama (PR). Os suspeitos atuavam no suposto esquema de fraude em licitações da área de Saúde. Os prejuízos aos cofres públicos seriam de R$ 20 milhões, segundo a PF.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS