Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 31 de Julho de 2014, 13:01 - A | A

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014, 13h:01 - A | A

Cinco frentes de asfalto serão aceleradas

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

As cinco frentes de drenagem e pavimentação que tiveram ordens de serviço assinadas há 30 dias serão retomadas a partir de segunda-feira (04). Estão sendo investidos quase R$ 19 milhões na execução de aproximadamente 20 quilômetros dos bairros Polonês; Sirio Libanês; Atlântico Sul (etapa D) e Portal Panamá. Na etapa C, ocorre o loteamento Mata do Jacinto.

De acordo com a assessoria, a prefeitura acertou com a Águas Guariroba, concessionária dos serviços de água e esgoto, para ajustar o cronograma de implantação da rede de esgoto em algumas dessas ruas com asfaltamento, para evitar que o pavimento seja quebrado para expansão da rede.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, o serviço executado já garantiu as primeiras medições necessárias para a liberação de recursos e não ficar comprometido por causa do período eleitoral. “É preciso levar em conta que a cada dia de chuva intensa, são necessários três dias de estiagem para ser possível retomar a drenagem, especialmente a compactação do solo onde a tubulação foi colocada”, explica o secretário. Ele garante que estas interrupções impostas pelo clima, não comprometerão o cronograma das obras. “No máximo até janeiro, estas obras estarão prontas”, informa o secretário.

Semy lembra que estas obras têm recursos assegurados (a Prefeitura contratou um financiamento do FGTS) e por exigência da Caixa Econômica Federal só podem ser iniciadas depois que toda a rede de água e esgoto (inclusive os ramais para as ligações domiciliares) estiverem prontas. Na Vila Polonês, por exemplo, onde está prevista a implantação de um quilômetro de drenagem, a tubulação foi colocada na rua Alfredo Elis e falta estender a algumas ruas onde a partir desta sexta-feira equipes da Águas Guariroba estarão trabalhando.

No Sírio Libanês, bairro que terá 5,4 quilômetros de asfalto e 1,8 quilômetro de drenagem, bastaram dois dias de estiagem para que as obras de captação e escoamento das águas pluviais voltassem ao ritmo normal. Nas ruas Extremosa e Bogoni, os últimos dias, com as chuvas que tem se registrado na Capital, não foram fáceis, mas ele reconhecem: o sacrifício vale a pena. “Esta será a nossa última temporada de convivência com o barro em frente de casa”, avalia Rui Rubian, enquanto acompanhava os funcionários da Águas fazendo a conexão da rede de esgoto em frente da casa da filha dele, na rua Bogoni. “O asfalto representa qualidade de vida, além de valorizar os imóveis”, acredita. Esta mesma expectativa tem a dona de casa Maria José Cortes, residente na esquina das ruas Extremosa e Ibirapuera. “Há mais de 15 anos, a gente sofre com o alagamento provocado pela enxurrada que desce da Coophatrabalho. Mais uns dias e em tempo, isto aqui vai estar uma beleza, sem nenhum buraco”, comenta.

Em outro ponto do bairro, na rua João Vieira de Almeida,o motorista Izaul Nunes aproveitou a passagem do secretário Semy Ferraz, que esteve no bairro inspecionado as obras, para pedir informações sobre o prazo de entrega do asfalto. Sentado em frente da casa para onde se mudou há seis meses, depois de investir R$ 220 mil na construção, Izaul observa o avanço da retroescavadeira abrindo uma valeta com cinco metros de profundidade onde será instalada a tubulação da drenagem. “Fui muita sorte, eu comprar o terreno, financiar a construção da casa e, logo em seguida, vir a pavimentação”.

Como o Sírio Libanês é o bairro mais estruturado com redes de água e esgoto, a drenagem está mais adiantada. Mesmo com várias dias de interrupção, aproximadamente 10% da drenagem já estão prontos. No Portal Panamá, que fica na mesma região, onde serão executados 820 metros de drenagem e 2,6 km de asfalto, o serviço já foi feito na rua Colheiros e, a partir de segunda-feira, será estendido a outras vias, porque uma equipe da Águas estará no bairro fazendo os ramais de água e esgoto (inclusive dos terrenos baldios).

No Atlântico Sul (etapa D), parte dos 820 metros de drenagem estão prontos, como na rua das Velas e a tubulação já está pronta para ser colocada na rua das Nações. Na Mata do Jacinto (etapa A), foi feito serviço de terraplenagem e, a partir de segunda-feira, começa a drenagem, paralelamente à chegada das equipes da concessionária que vão fazer a expansão do esgoto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS