Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 25 de Julho de 2014, 15:41 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014, 15h:41 - A | A

Obras da prefeitura no Jockey Club acabam com inundações após 15 anos de sofrimento

Rodolfo César (Especial para o www.capitalnews.com.br)

Os moradores do bairro Jockey Club conseguiram ter uma noite tranquila após chuva forte nesta quinta-feira, após 15 anos de transtorno. O bairro passou por obras de drenagem e controle de enchentes na região de influência dos córregos Areias e Cabaças. A prefeitura de Campo Grande conclui as implantações há dois meses e o primeiro teste foi nesta quinta-feira, 24, quando choveu durante seis horas intensamente.

Antes, moradores começavam a levantar móveis e se preparar a água que sempre inundava várias casas. “Não me lembrava de ter passado por uma noite com chuva forte e ter umsono tão tranqüilo . E olha que eu moro aqui desde criança, há mais de 50 anos”, disse o aliviado Vicente de Jesus da Costa. Ele vive em um dos pontos mais críticos do bairro, na rua Amapolas, quase na esquina com a rua Ouro Negro. “Perdi as contas das vezes que minha casa ficou alagada, perdi quase todos os móveis", relembra.
Os trilhos que existiam no local serviam de barragem, mas foram retirados. A enxurrada descia dos bairros Progresso, Jardim América e Paulista.

O serralheiro Valter Vieira, morador na rua das Hortênsias, outro ponto crítico, também comemorou. “A drenagem que fizeram quando o bairro foi asfaltado não suportou a quantidade de enxurrada, principalmente depois da retirada dos trilhos.”

O morador recordou uma tragédia que aconteceu, motivada pelas enchentes. Ele era vizinho de uma mulher hipertensa que morreu depois de ver a cada dela toda alagada.
A comerciante Maria de Jesus, dona de uma loja de roupas, mora na rua Ouro Verde, que foi cortada pela rede de drenagem e já está recapeada. “Esta obra foi uma benção. Acabaram os alagamentos e, com certeza, teremos valorização do bairro, que fica muito próximo ao centro.”

Para evitar que a enxurrada alagasse a parte baixa do bairro, foi preciso enterrar numa profundidade de cinco metros manilhas com 3,5 metros de diâmetro. Parte deste trecho é uma região de fundo de vale, onde o lençol freático é próximo da superfície, fazendo com que a água aflore depois de poucos metros de escavação.

As obras foram iniciadas em agosto de 2012 e foram investidos R$ 16 milhões no completo Areias e outros R$ 9 milhões no Cabaça, na região da Vila Carlota. Foram executados 16 mil metros de drenagem; 12,5 quilômetros de pavimentação; recapeamento de 16,9 km de ruas e 717,8 metros de ciclovia.

Agora está na fase de acabamento o recapeamento em trechos como o da rua Aguiar Pereira de Souza.

Clique na imagem para acessar a galeria

Rua do bairro Jockey Club que não foi inundada na última quinta-feira
Foto: Marlon Ganassin/PMCG

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS