Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 12:37 - A | A

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 12h:37 - A | A

Enfermeiros da Santa Casa realizam assembleia e prometem mobilização por negociação salarial

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS) promove nesta quinta-feira (24) uma Assembleia Geral Extraordinária com os Trabalhadores de Enfermagem do Hospital Santa Casa de Campo Grande. Segundo o sindicato, a reunião será para deliberar sobre uma possível mobilização caso a direção da Santa Casa não dê início à negociação salarial.

Segundo o presidente do sindicato, Lázaro Santana, a data base da categoria ocorre no próximo mês, em maio, porém, para que os profissionais recebam o reajuste proposto de 16,43% as negociações devem acontecer com dois meses de antecedência. Entretanto, de acordo com Santana, ainda não houve diálogo.
Lázaro afirmou que no mês de fevereiro foi encaminhada para a diretoria do hospital, a pauta de reivindicação dos trabalhadores, porém não obtiveram resposta. Em março, foi reiterado o ofício junto à direção, além do pedido para o início da negociação, e não houve retorno, segundo o presidente do SIEMS.

“Essa inércia, por parte da administração gera preocupação muito grande, porque observamos um grande investimento no prédio da Santa Casa, mas não há investimentos no que se refere aos trabalhadores”, disse Lázaro.

A categoria propõe um reajuste de 16,43% baseado nas perdas salariais e no índice de inflação, além de 40 cláusulas sociais como folgas mensais, abono assiduidade, adicional por insalubridade, adicional de qualificação e de exclusividade, por exemplo.

“O que precisamos é que, de todos os pedidos, a empresa faça uma apreciação do instrumento normativo e dê uma resposta. O que queremos hoje é dar início à negociação junto à Santa Casa”, ponderou o presidente do SIEMS.

O SIEMS articula-se com sindicatos representativos do Estado, como União Geral dos Trabalhadores (UGT/MS), Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol/MS), Sindicato Intermunicipal dos Empregados Vinculados nas Indústrias de Fabricação de Massa Alimentícias, Biscoitos, Macarrão, Panificação, Confeitaria, Laticínios, Frigoríficos Abatedores de Bovinos, Suínos, Levinos, Aves, Carnes e Produtos Derivados do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindmassa), Sindicato dos Corretores de Mato Grosso do Sul (Sindmóveis) e Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande (Sisem).
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS