Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 03 de Março de 2014, 12:21 - A | A

Segunda-feira, 03 de Março de 2014, 12h:21 - A | A

Com consulta marcada há um mês, paciente vai a posto de saúde mas encontra fechado

Aline Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A confusão do abre e fecha para as comemorações do Carnaval, prejudica muitas pessoas, inclusive àqueles que esperam por um consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Este foi o caso da vendedora ambulante Evanilda Rosa Ferreira Melgarejo, 58, que teve uma surpresa ao chegar nesta segunda-feira (3) para uma consulta odontológica, marcada há quase um mês, e encontrou o local fechado.

O medo de chegar atrasada à consultada marcada para às 9 horas de hoje, fez com que a vendedora ambulante acionasse um táxi, no entanto, o esforço foi só mais um motivo para que ela se lamentasse pela notícia que receberia pouco depois.

Nem os portões fechados impediram que a paciente ansiosa pela consulta, entrasse na UBS Dr. Jair Garcia Freitas, localizada na Rua Rui Barbosa, esquina com a Dolor de Andrade, no entanto, ela não passou da recepção, onde logo recebeu a informação de que não haveria atendimento no dia.

“Minha consulta estava marcada desde o início do mês passado e eu não fui avisada. Vim de longe, gastei dinheiro com táxi para não chegar atrasada e encontro o posto fechado por causa de Carnaval. Isso não pode. E agora como é que fica?”, questionou em tom de indignação.

Clique na imagem para acessar a galeria

Com consulta marcada, paciente diz que não poderia imaginar que o posto estivesse fechado
Foto: Deurico/Capital News

O ponto facultativo aos servidores públicos municipais foi divulgado na manhã da última sexta-feira (28) e publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). Com base no Decreto nº 12.292 de 24 de fevereiro de 2014, o expediente foi encerrado no dia 28 e as atividades retornam ao normal na próxima quarta-feira (5), a partir das 13 horas.

O decreto também estabelece que apenas os serviços de limpeza e atendimento nos seis Centros Regionais de Saúde 24 horas (CRS) e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionem normalmente.

Sendo assim, no período de Carnaval apenas as unidades de saúde do Centro Regional de Saúde (CRS) do Bairro Nova Bahia, Guanandy, Aero Rancho, Tiradentes, Moreninha III, Coophavila II, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitário, UPA da Vila Almeida e UPA do bairro Coronel Antonino estarão atendendo.

Apesar do decreto e da publicação no Diário Oficial, a consulta da paciente estava marcada e ela lamentou não ter sido avisada. “É falta de responsabilidade da administração, não recebi nenhuma ligação”, lastimou.

Sem alternativa, Evanilda que esperava passar por uma consulta odontológica, voltou para casa, levando consigo a indignação por ter tido a “consulta trocada pela comemoração do Carnaval”. 

Clique na imagem para acessar a galeria

Sem atendimento, paciente volta para casa se sentindo desrespeitada
Foto: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS