Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014, 12:37 - A | A

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2014, 12h:37 - A | A

Alunos de escolas municipais completam uma semana tendo aulas “sem caderno e lápis”

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

As aulas na rede municipal de ensino começaram na quarta-feira passada, dia 5 de fevereiro, mas ainda não há previsão de quando os kits escolares, oferecidos aos alunos pela Prefeitura de Campo Grande, chegarão às escolas. Os estudantes que não puderam comprar cadernos, lápis e canetas para começar o ano letivo, estão reaproveitando o material que sobrou do ano passado.

O Capital News conversou com funcionários de quatro escolas, de diferentes regiões da Capital. Em todas, a informação é de que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ainda não tem data para entregar o material escolar. “Acho que só chega no fim do mês”, chegou a arriscar um prazo, uma das funcionárias entrevistadas.

Os livros didáticos chegaram nesta semana, segundo servidores, e já estão sendo distribuídos para os alunos.

Na saída dos alunos da Escola Municipal Professora Danda Nunes, a reportagem conversou também com alunos. Uma estudante do 4º ano mostrou a mochila, contendo um casado e trêas cadernos comprados pela mãe dela. “Só que não dá para terminar o ano com esses aqui. Vou esperar chegar o material que a escola dá e vou guardar pra quando os meus acabarem”, contou.

Esta é a segunda vez que os kits escolares atrasam para chegar. No ano passado, os cerca de 100 mil estudantes dos colégios públicos municipais só receberam os kits em junho.

Clique na imagem para acessar a galeria

Alunos deixam escola com mochila na costas, embora material oferecido pelo município ainda não tenha chegado
Fotos: Anahi Zurutuza/Capital News

Licitação

Neste ano, a empresa Brink Mobil Esquipamentos Educacionais Ltda venceu a licitação aberta pela Prefeitura de Campo Grande e receberá R$ 2,2 milhões para fornecer material escolar aos estudantes.

A escolha da empresa aconteceu no dia 20 de janeiro, 17 dias antes o início das aulas.

O município já havia aberto a licitação para comprar o material para este ano, mas depois que edital foi contestado por vários participantes, o pregão nº 239/2013, que seria realizado no 19 de dezembro, foi suspenso.

Ao ser questionado pela imprensa, no dia 20 de janeiro mesmo, o prefeito Alcides Bernal (PP), garantiu que haveria tempo hábil para que o material chegasse às escolas no início do ano letivo.

Histórico

No ano passado, os kits escolares só chegaram às mãos do estudante na metade do ano. Depois de cancelar contrato firmado, no final de 2012, pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), o prefeito Alcides Bernal (PP) foi alvo de críticas dos pais dos alunos das escolas municipais.

O chefe do Executivo municipal decidiu contratar outro fornecedor, mas crianças e adolescentes só receberam o material pouco antes das férias do meio do ano.
Em 2013, foram entregues 80 mil kits para os alunos do 1º ao 9º ano.

A reportagem preservou o nome dos funcionários e dos alunos citados para evitar que os servidores ou estudantes sofram algum tipo de represália.

Na semana passada, um email foi enviado à assessoria de comunicação da prefeitura perguntando quando os kits escolares seriam entregues, mas até o fechamento da matéria, não houve resposta.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS