Campo Grande Quinta-feira, 16 de Maio de 2024



Cotidiano Segunda-feira, 09 de Maio de 2011, 11:00 - A | A

Segunda-feira, 09 de Maio de 2011, 11h:00 - A | A

Painel vai contabilizar mortes no trânsito

Wendell Reis e Jackeline Oliveira - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), informou nesta segunda-feira (9), que a partir de quarta-feira (11), às 9 horas, vai instalar três paineis com o número de dias que a Capital não registra mortes no trânsito. No sábado (7), o Capital News adiantou informações sobre o assunto.

Segundo a chefe da divisão de educação da Agetran, Ivanise Rotta, em vez de falar que a Capital estará há tantos dias sem morte, o painel chamado de “Placar da Vida”, terá a informação de que Campo Grande está há tantos dias de vida. O painel integra o programa “Década de Ação Pela Segurança no Trânsito”.

Clique na imagem para acessar a galeria

Chefe da divisão de educação da Agetran, Ivanise Rotta
Foto: Deurico/Capital News

O programa será dividido em três ações, que incluem 55 estrelas amarelas pintadas nos locais onde ocorreram mortes no trânsito da Capital, instalação dos três painéis de contagem dos dias sem acidentes fatais, a serem instalados em órgãos de trânsito, saúde e educação, e o jornal “Setinha”, a ser distribuído pelos Correios as crianças associadas ao Clube do Setinha.

Rudel explicou que em 2010 foram registradas 56 mortes no trânsito de Campo Grande e 80% destas envolviam motociclistas. Ele acredita que o problema de trânsito pode ser resolvido com cordialidade, dando a vez ao outro, tendo calma. Como exemplo, cita casos em que as pessoas estão estacionando e o outro já aciona a buzina.

Clique na imagem para acessar a galeria

Diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade
Foto: Deurico/Capital News

O diretor-presidente da Agetran também citou a velocidade e a bebida alcoólica como problemas. Ele lembra que muitas pessoas esquecem de que a máxima permitida é de 60 quilômetros em vias urbanas, tendo casos em que o limite é menor.

A diretora de habilitação e educação de trânsito do Detran, Beth Félix, explica que o programa faz parte de uma série de ações para conscientizar os motoristas da necessidade de cautela e as estrelas pintadas no chão vão fazer o motorista ter mais cuidado. Beth também cita a Cidade do Trânsito, onde as crianças são educadas sobre perigos de trânsitos e os trabalhos realizados em escolas e auto-escolas da Capital. “Esta série de ações que envolvem este trabalho somam com o já realizado pelo Detran”, concluiu.

Clique na imagem para acessar a galeria

Diretora de habilitação e educação de trânsito do Detran, Beth Félix
Foto: Deurico/Capital News


Por Wendell Reis e Jackeline Oliveira - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 07/05/2011 - 08:12
  Projeto vai indicar com estrelas amarelas número de mortes no trânsito

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS