Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Cotidiano Quarta-feira, 30 de Março de 2011, 11:52 - A | A

Quarta-feira, 30 de Março de 2011, 11h:52 - A | A

Vereadores de Campo Grande fazem visita surpresa na Santa Casa

Eduardo Penedo e Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os vereadores de Campo Grande estão neste momento na Santa Casa de Campo Grande fazendo uma visita surpresa para verificar as denúncias de descaso no atendimento da população e tentar apresentar as soluções necessárias para o fim desse imbróglio.

O presidente da Câmara e vereador Paulo Siuffi (PMDB) disse que a visita na Santa Casa é para verificar as denúncias feitas aos vereadores e verificar como está acontecendo os procedimentos no hospital.” Queremos uma solução para os problemas e não vamos medir esforços. Se for preciso faremos uma CPI para investigar a saúde na Santa Casa”, explica.

Siuffi explica que será feita uma varredura no Hospital para ver e saber o que está acontecendo. ”Queremos saber quais são os prejuízos na Saúde e vamos até convidar o Jorge Martins {diretor da Instituição} para tentarmos achar uma solução para o problema enfrentado pela Santa Casa”, argumenta o presidente da Casa de Leis.

Ele explica ainda que após a análise dos fatos, se for constatado alguma irregularidade, os vereadores vão fazer investigações mais profundas para resolver o problema. ”Queremos saber o que está acontecendo. Se os repasses estão sendo feitos. Eu{Siuffi} sempre tive a Santa Casa como Hospital referência em Campo Grande”, avalia.

Reuniões

Na manhã dedesta terça-feira (29), o presidente Siufi (PMDB) se reuniu com a Comissão de Saúde da Casa de Leis para analisar a crise do Hospital e cogita inclusive a instauração de uma CPI.

Siufi disse que uma CPI só será possível após a realização de duas reuniões, uma com a Comissão de Saúde da Casa de Leis composta pelos vereadores Dr. Loester (presidente), Jamal Salém (vice-presidente) e Clemencio Ribeiro (membro), e outra com o Ministério Público Estadual, com o prefeito Nelsinho Trad e demais setores ligados à saúde e autoridades competentes. Siufi comunicou que o presidente da Junta Administrativa da Santa Casa, Jorge Martins, será convocado para prestar esclarecimentos sobre a real situação do Hospital.

Crise

As condições de trabalho no maior Hospital de Mato Grosso do Sul são críticas. Uma câmera escondida flagrou pacientes em estado grave recebendo atendimentos precários.

Pacientes internados à espera de cirurgia ficam nos corredores do Hospital por tempo indeterminado. Há seis anos, a Santa Casa de Campo Grande é administrada por uma junta interventora formada por integrantes do governo estadual e municipal. A medida foi necessária por causa de uma dívida de R$ 37 milhões com fornecedores. A diretoria do hospital confirma as denúncias e diz que não há dinheiro e estrutura física para atender a demanda.

Epidemia do Trauma

O prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho (PMDB) atribui os problemas na Santa Casa ao excesso de acidentados que o Hospital recebe vindos do interior e de Campo Grande. Ele atribui esses problemas como “epidemia do trauma”. “Hoje houveram 19 casos graves que a Santa Casa recebeu em apenas 17 horas. Chegaram várias pessoas quebradas, do interior e da Capital. Nós vamos deixar de fora? Nós temos que acolher nem que seja para ser atendido dentro do Hospital ou nos corredores para receber os cuidados necessários. A Santa Casa nunca foi problema, ela é a solução. A crise só será solucionada após a concretização do Hospital do Trauma que está sendo construído”, disse o prefeito

O prefeito ainda fez alguns questionamento e deixou uma pergunta no ar para os jornalistas.

“Eu pergunto para vocês, como é que está a situação do (Hospital) Regional? Como está a situação do HU (Hospital Universitário)? Por que este foco está só em cima dá Santa Casa? A pergunta está no ar. É bom vocês irem lá e ver o que está acontecendo. Porque não é um problema só da Santa Casa, é um problema maior, de um contexto da crise de alta complexidade do setor da saúde de Campo Grande e do Estado”, finalizou o prefeito.

CPI desnecessária

Nelsinho descartou a possibilidade da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para discutir a questão da saúde em Campo Grande, principalmente o da Santa Casa. Ele afirmou que qualquer informação que for pedido a respeito da Santa Casa será informada. "Ninguém está escondendo nada", afirmou.


Por Eduardo Penedo e Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

 

 Veja também:

 30/03/2011 - 13:28
  Após reunião, vereadores caminham pelas dependências da Santa Casa

 

 29/03/2011 - 14:40
  Siufi convoca junta administrativa da Santa Casa para prestar esclarecimentos

 29/03/2011 - 08:28
  CPI da Santa Casa: Siuffi se reúne com Comissão de Saúde da Câmara

 28/03/2011 - 11:30
  Santa Casa sofre “Epidemia do trauma”

 28/03/2011 - 11:06
  Nelsinho diz que CPI da Santa Casa é desnecessária

 22/03/2011 - 09:48
  Nelsinho faz “via crucis” em busca de recursos em Brasília

 Reportagem Especial - 16/03/2010 - 13:32
  Pacientes da enfermaria denunciam precariedade de atendimento na Santa Casa da Capital

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS