Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025


Saúde Terça-feira, 09 de Julho de 2013, 16:31 - A | A

Terça-feira, 09 de Julho de 2013, 16h:31 - A | A

Sangue Frio: PF aponta que Ex-diretor do HR teria direcionado licitação para beneficiar Dorsa

Lucas Junot - (www.capitalnews.com.br)

Novas informações da Operação Sangue Frio, da Polícia Federal, apontam o favorecimento de uma empresa ligada ao médico José Carlos Dorsa em um contrato assinado com o Hospital Regional de Campo Grande. De acordo com o portal de notícias G1, o inquérito mostra o ex-diretor do HR, Ronaldo Perches Queiroz, como intermediador de uma licitação de serviços hospitalares. O negócio, de acordo com a polícia, tem indícios de direcionamento e superfaturamento.

De acordo com o levantamento da Polícia Federal, em junho de 2012, Dorsa concorria a uma licitação no Hospital Regional com a empresa Cardiocec, que presta serviços na área de cardiologia. Escutas telefônicas da polícia mostraram que o então diretor do HR, Ronaldo Perches Queiroz, avisou Dorsa sobre o resultado do pregão eletrônico. Em seguida, Queiroz explica que conversou com um funcionário responsável pelo pregão, que seria reaberto.

Ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa, ontem (8), Queiroz evitou os jornalistas. Dorsa negou envolvimento com a empresa Cardiocec.

Em julho, um dos donos da empresa e assessor de José Carlos Dorsa, Alcides do Nascimento, comunica o sócio que o negócio com o Hospital Regional deu certo. Alcides também é investigado pela Polícia Federal.

O relatório da Polícia Federal cita a expressão “over five” como uma suposta propina de 5%. Como resultado da licitação, do dia 2 de julho de 2012, a empresa Cardiocec venceu o pregão para prestar serviços na área de cardiologia durante 12 meses. Os valores ultrapassam R$ 200 mil. A polícia concluiu que Alcides é sócio responsável pela Cardiocec, mas quem de fato controla a empresa é Dorsa.

A Polícia Federal relatou estranhar a situação, já que o então diretor do Hospital Regional, Ronaldo Perches Queiroz, tem vínculo empregatício com Dorsa. Queiroz é um dos médicos que trabalham na clínica Cardiomed, de propriedade de Dorsa, em Campo Grande. (Com informações do G1)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS