Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 15 de Março de 2021, 11:21 - A | A

Segunda-feira, 15 de Março de 2021, 11h:21 - A | A

Imunização

Dourados registra 290 idosos com 77 anos ou mais vacinados

Levantamento foi feito nos últimos dois domingos em ponto montado no Corpo de Bombeiros

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/PMD

Vacinação Dourados

Vacinação acontece de forma voluntária aos domingos

Apesar das restrições na quantidade de vacinas contra a covid-19, a imunização de idosos em Dourados segue, dentro dessa limitação e, para facilitar o acesso dos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) instalou um ponto de vacinação drive-thru no quartel do Corpo de Bombeiros no centro da cidade para atender aos domingos. O local é utilizado durante a semana para coletar exames.

 

Nos últimos dois domingos (7 e 14), foram imunizados 290 idosos acima dos 77 anos, conforme dados da pasta. Nesta modalidade de imunização, não é preciso fazer o agendamento prévio na Central. A vacinação acontece de forma espontânea, ou seja, o idoso precisar ir até o local munido do Cartão do SUS, RG e CPF para conseguir tomar a vacina. 

 

O idoso chega no quartel, mas permanece dentro do veículo, nem precisa descer do carro. Um militar faz a primeira triagem para conferir se o idoso faz parte do público-alvo preconizado pelo Plano Nacional de Imunização. Caso esteja tudo certo, um agente de saúde pega o Cartão do SUS e passa os dados para uma equipe responsável pelo cadastramento no banco nacional de dados.

 

Após estas etapas, o agente de saúde informa de qual laboratório é a dose e realiza a aplicação. Nesta fase, eles dão as instruções sobre a aplicação da segunda dose e também tiram outras dúvidas que podem surgir. 

 

Todo o processo dura, em média, de cinco e oito minutos. Depois disso, o idoso é liberado com todas as dúvidas sanadas. É aconselhável que apenas um membro da família o acompanhe na hora da vacinação, sendo obrigatório o uso de máscaras.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS