Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Rural
Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021, 16h:38
Tamanho do texto A - A+

“Vocês podem fazer o que quiserem, a terra é de vocês” diz Ministra

Tereza Cristina destacou a importância da independência financeira dos agricultores

Laryssa Maier
Capital News

 

Divulgação/MAPA

“Vocês podem fazer o quiserem, a terra é de vocês” diz Ministra

Participaram do evento o prefeito de Terenos, Henrique Budke, parlamentares federais e estaduais.

Nesta sexta-feira (14), o Governo Federal realizou a entrega de títulos a famílias que vivem em assentamentos no estado de Mato Grosso Sul. Foram entregues 1.128 Títulos de Domínio (TD), por meio do Incra. É a maior entrega de títulos definitivos no estado. Com isso, alcançou-se a marca de quase 4 mil documentos de titulação (definitivos e provisórios) emitidos entre 2019 e 2021. O número de TDs (títulos definitivos) emitidos é 245 a mais que o total de TDs emitidos ao longo dos 15 anos anteriores.

 

A ministra Tereza Cristina destacou que a missão do Governo Federal é agilizar a titulação no país para garantir a independência financeira dos agricultores familiares do país, com acesso a crédito e políticas públicas. “A partir de agora, vocês são independentes. Vocês podem fazer o que quiserem, a terra é de vocês. Vocês são donos da vida de vocês”, disse.

 

Somente no Projeto de Assentamento Santa Mônica, 307 famílias receberam o instrumento de posse definitiva dos lotes. Os demais documentos foram entregues em outros assentamentos do estado.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, os demais documentos de titulação (2.798) emitidos pelo Incra no estado são os chamados Contratos de Concessão de Uso. Eles representam uma fase anterior à transferência das parcelas de forma definitiva. Embora tenha caráter provisório, o documento permite ao assentado ter acesso à terra, às modalidades do Crédito Instalação, do Incra, e às políticas governamentais específicas para o público da reforma agrária. 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix