Este é o balanço feito pelo pecuarista Fábio Miranda Mori, vice-presidente da Asmaco (Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos), com propriedades em Nova AndradinaMS e Presidente PrudenteSP, o produtor rural visita ao todo 22 feiras agropecuárias por ano; criador da raça Texel, Fábio comemora o bom resultado alcançado na edição 2012 da Expogrande.
O mercado de Mato Grosso do Sul não exige determinada raça de ovino por causa da escassez do produto, com isso a proximidade entre os criadores de ovinos e caprinos é muito maior comparado com a pecuária, o grande trunfo da economia estadual.
Os produtores também reivindicam incentivos vindos do Governo Estadual “A tributação é muito alta, temos barreiras interestaduais, nossa malha viária é muito fraca e dificulta o escoamento do produto”. Apesar das dificuldades a Asmaco eleva as vantagens oferecidas por Mato Grosso do Sul “ A extensão rural do estado é muito ampla, tem muitas áreas saudáveis como o Pantanal e a região de fronteira, é vizinho do estado de São Paulo, possui um potencial para exportação incrível”.
A Asmaco é uma entidade vinculada ao Ministério da Agricultura, tem como finalidade o fomento da criação de ovinos, a promoção de eventos e o suporte técnico para produtores. “ A Expogrande quebra divisas, ela agrega novos sócios, ela reúne genética de todas as raças” afirma Fábio também conhecido por ‘Vermeio’.
Fonte: Acrissul