O uso de Sistemas de Produção Integrados na propriedade, pode gerar um melhor aproveitamento da área utilizada na fazenda e diversificação da renda, segundo o segundo produtor rural Alexandre Raff Scaff. A fazenda de cerca de 10mil hectares fica em Anastácio e opera com sistema de integração lavoura, pecuária, floresta (ILPF) implementados há cerca de dois anos.
Para Scaff, o sistema deu certo. “É trabalhoso, mas compensa. Este mês vou receber uma renda extra com a venda da soja e este é um dinheiro que eu não estava esperando”, afirma o produtor.
Segundo estimativas da Fundação MS, o número de produtores que aderiram ao sistema no estado ainda é relativamente baixo, porém crescente. Dentre os municípios do Estado, Maracaju se destaca. Uma estimativa feita pela Fundação mostra que cerca de 60% da área agrícola da região adota algum sistema de integração.
Para saber mais sobre o modelo de integração participe da Expogrande 2013 e saiba mais. O evento busca trazer aos produtores rurais do Estado, informações sobre implantação, manejo, irrigação e gestão de sistemas de produção integrados na propriedade rural.
Serviço: o Dia da Integração acontece no próximo dia 17 de abril, a partir das 7h30, na Acrissul. As inscrições são gratuitas, mais informações pelo telefone 3341-2215.
Programação
07:30h - Abertura do evento
08:00h – Bases para Integração Lavoura, Pecuária, Floresta: Alex M. Melotto, Fundação MS
08:40h - Manejo de Pastagem em ILPF: Ademir Hugo Zimmer – Embrapa Gado de Corte
09:20 h – Café com Prosa
09:50 h – Gestão de Propriedade Rural Integrada: Luiz Alberto Moraes Novaes, Fazenda Santo Antônio e Fundação MS
10:30 h- Irrigação no processo de integração: Valley Valmont
11:30h – Roda de debate
12:00h – Almoço e Degustação de Carnes de Bezerros 3R