O Showtec 2009, maior show de tecnologias do agronegócio no Estado, começa hoje, às 8h30 da manhã, no município de Maracaju, em Mato Grosso do Sul. O evento se estende até durante os dias 3 e 4 de fevereiro.
De acordo com o diretor executivo da Fundação MS e presidente da comissão organizadora do Showtec, Dirceu Broch, o grande objetivo do evento é a difusão de novas tecnologias agropecuárias. “Toda a pesquisa e a tecnologia gerada pela Fundação MS e por outras instituições de pesquisa do Brasil e do mundo no último ano tem a oportunidade de ser mostrada no Showtec”, enfatiza Broch.
O Showtec 2009 reunirá mais de 100 empresas do setor em uma área de 170 mil quilômetros quadrados. Broch revela que a expectativa de público é de que mais de dez mil pessoas passem pelo evento durante os três dias.
Ato solene
No dia 3 de fevereiro Showtec receberá a presença do ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, no ato solene que substituirá a cerimônia de abertura do primeiro dia de evento.
Também estarão presentes autoridades nacionais como o secretário de Defesa Agropecuário Inácio Afonso Kroetz, e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Portocarrero. O governador do Estado, André Puccinelli, e a secretária de Produção do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, também participam da solenidade.
Novas tecnologias
Durante o Showtec 2009 serão apresentados mais de 360 tecnologias. Novos híbridos de milho geneticamente modificados com tecnologia Bt, 18 novas variedades de soja, novas tecnologias para a produção de biocombustíveis e dois novos tipos de inseticidas são alguns dos lançamentos que totalizam mais de 40 que serão apresentados no evento.
A programação também contará com rodadas de oportunidades de negócios e com os tradicionais giros tecnológicos.
Showtec
Realizado há 13 anos, o Showtec difunde tecnologias agropecuárias disponíveis e em desenvolvimento pelos principais institutos de pesquisa do Brasil e do exterior em torno da produção de alimentos e energia. Os produtores rurais que visitam o evento encontram oportunidades de negócios, mesas redondas, sistemas e alternativas socioeconomicamente viáveis, e muitas outras informações e tecnologias para o desenvolvimento da produção agropecuária. (Com informações da Assessoria)