O Setor de Bebidas do SFA-MS (Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul) autuou oito empresas no setor por apresentarem produto fora dos padrões exigidos pelo Mapa (Ministério da Agricultora , Pecuária e Abastecimento). Cada uma recebeu multa; a maior de R$ 117.051,00.
Conforme a SFA-MS, vinte empresas tiveram amostras recolhidas. Elas produzem 275 produtos – devidamente registrados –, são mais de 151 milhões de litros anualmente. As empresas são: sendo 11 empresas de importação/exportação, 02 alambiques de cachaça, 04 indústrias de refrigerantes, duas indústrias de preparado sólido para refrescos; uma produtora/envasadora de chopp (kit) de pequeno porte; uma fábrica de soda; e três extratoras de polpas de frutas. A SFA-MS não divulgou os nomes das emprresas.
No ano passado, os fiscais federais agropecuários colheram 25 amostras de bebidas (refrigerantes, sucos, e aguardente) para análise laboratorial. Essas amostras foram encaminhadas ao Laboratório oficial do Mapa (em Lanagro – GO) para análise físico-química, microbiológica e de controle (exclusivo para bebidas importadas).
De acordo com a SFA-MS, das amostras analisadas, oito apresentaram-se fora dos padrões vigentes. As empresas foram autuadas e sofreram as sanções legais, além de multas que podem chegar a R$ 117.051,00, conforme o Decreto Federal nº 6.871/2009.
O objetivo da fiscalização exercida pela SFA-MS, segundo sua assessoria de comunicação, é de atestar a qualidade dos produtos expostos a venda, averiguando se os mesmos foram obtidos dentro do preconizado pelas boas práticas de fabricação e livres de contaminação.