Divulgação/ Acrissul
Produtores rurais terão posto avançado do Garras, que vai funcionar na sede da Acrissul
Na quinta-feira (16), às 9h, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) vai inaugurar a Delegacia de Abigeato no Parque de Exposições Laucídio Coelho em Campo Grande. O evento terá a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. A delegacia é um posto avançado do Grupo Armado de Resgate e Repressão a Assaltos e Sequestros (Garras), responsável pelo combate e investigações de roubo de gado no Estado.
Conforme assessoria, diretores e associados da Acrissul, além de membros da segurança pública do Estado, lideranças políticas e rurais estarão presentes na cerimônia que acontece sede da entidade. A acrissul reformou uma sala e instalou todos os equipamentos para proporcionar o funcionamento da Delegacia de Abigeato. As tratativas para a instalação da unidade vinham sendo feitas desde março, quando foi executada a maior operação de combate às quadrilhas especializadas neste tipo de crime em Mato Grosso do Sul.
A sala ganhará o nome do ex-policial Licínio Moreira de Almeida, que durante muito tempo atuou no combate ao crime de abigeato no Estado. Em entrevista para a imprensa, o diretor Geral da Polícia Civil, delegado Roberval Maurício Cardoso Rodrigues explicou que a delegacia vai funcionar como uma “extensão do Garras (Grupo Armado de Resgate e Repressão a Assaltos e Sequestros)”.
Para o delegado Roberval Rodrigues é importante a proximidade da polícia com os produtores para que pequenos detalhes, como notas de compra e venda de gado, até a idade dos animais no pasto sejam apreendidas pelos policiais. “Teremos aqui uma equipe constante do SIG (Serviço de Investigações Gerais) junto com o grupo do Garras”, explicou Roberval, que comandou as negociações com a Acrissul.
No Parque Laucídio Coelho já funciona, além da própria sede da Acrissul, um Posto da Iagro e uma Agência Fazendária, o que proporciona um movimento significativo de proprietários rurais pelo local, facilitando as denúncias. Os crimes de furto e roubo de gado de até 50 cabeças são investigados pela delegacia da área da ocorrência. Acima deste volume o inquérito é conduzido pelo Garras.
Roberval Rodrigues foi o responsável pela operação em março que terminou na prisão da maior quadrilha de roubo de gado de Mato Grosso do Sul, que subtraiu – em uma única ação – cerca de 300 cabeças de gado em propriedades de Campo Grande. O gado foi localizado na zona rural de Aquidauana (MS), a cerca de 150 km da Capital.
A parceria da Acrissul, explica o presidente Francisco Maia, se dará no sentido no ceder o espaço físico, além de móveis, equipamentos de informática, internet e uma linha telefônica para os trabalhos internos, além de oferecer infra-estrutura para transporte nas investigações e no resgate de animais furtados quando localizados.
Sala Delegado Licínio Moreira de Almeida
Foi consenso entre as duas instituições que o posto avançado do Garras na Acrissul seja batizado de “Sala Delegado Licínio Moreira de Almeida”. O homenageado atuou na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul desde 1969, aposentando-se voluntariamente em 1997. Foi nomeado no ano de 1969, como comissário de polícia, depois passou para inspetor, e exerceu as funções em várias delegacias, entre elas a Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos).
Foi, também, chefe do Departamento de Investigações Especiais e Abigeato, como a lei define o crime de roubo de gado. No ano 2000, recebeu medalha do mérito policial pelos serviços prestados à instituição. Foi aposentado voluntariamente no ano de 1997. Licínio faleceu no final de julho do ano passado.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


