Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025


Rural Terça-feira, 17 de Março de 2009, 15:32 - A | A

Terça-feira, 17 de Março de 2009, 15h:32 - A | A

Para UE, preços agrícolas devem se recuperar da crise em 2015

Da Redação

Os preços de produtos agrícolas na União Europeia (UE) continuarão pressionados para baixo no curto prazo em virtude da crise econômica global, mas irão se recuperar por volta de 2015, sustentados pela crescente demanda por alimentos, aumento no uso de biocombustíveis e crescimento mais lento da produtividade, afirmou hoje a Comissão Europeia em um relatório.

Os preços de variados produtos, incluindo milho, carne suína e leite, caíram acentuadamente desde que atingiram máximas recordes na primeira metade de 2008, já que os consumidores estão mudando seus hábitos alimentares para lidar com a desaceleração econômica.

"O setor agrícola geralmente é mais resistente a crises econômicas do que outros setores, mas deverá enfrentar grandes desafios, incluindo a renda dos produtores e o crescimento da demanda", afirmou a comissão. A renda agrícola deve avançar 7,5% em 2015 em relação aos níveis de 2007, embora a maior parte desse crescimento deva ocorrer nos novos países do bloco em razão do aumento dos pagamentos de subsídios agrícolas.

Segundo o relatório, a demanda por cereais não irá se recuperar no curto prazo, mas o aumento na produção de biocombustíveis, assim como a recuperação na demanda global por alimentos, manterão os preços dos cereais no médio prazo em níveis acima dos da década passada, segundo o relatório.

A demanda por oleaginosas pode se recuperar, já que elas são cada vez mais utilizadas como matéria-prima na produção de biodiesel. O consumo de carne diminuiu 2,2% na UE em 2008 por causa dos preços elevados, e a crise econômica deve reduzir ainda mais o consumo no curto prazo. Até 2015, no entanto, os europeus devem consumir mais carne suína e de frango, enquanto o consumo de carne bovina pode cair 0,8%.

A produção de carne bovina deve recuar 4,8% em virtude da reforma dos subsídios que a UE paga aos produtores do setor pecuário. Além disso, a crise econômica pode reduzir a produção no setor de produtos lácteos, embora ele também deva se recuperar por volta de 2015. (Fonte: Agênica Estado)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS