Aos 42 anos, o operador de máquinas agrícolas, Ormezindo Crem, do município de Aral Moreira, decidiu aprender a ler e escrever com para evoluir na profissão. A oportunidade desse aprendizado surgiu em 2022 com o programa Despertando, do Senar/MS, que visa levar a alfabetização à população rural de Mato Grosso do Sul.
“Com certeza vai mudar bastante a vida, porque não saber ler direito é complicado para trabalhar. Poderia ter uma profissão melhor hoje e ser talvez até um gerente”, comenta Ormezindo.
De acordo com a Famasul, a turma de Ormezindo é a primeira do programa. Com o aprendizado, os alunos do programa de alfabetização e letramento passarão a ter independência na vida pessoal e profissional.
“As máquinas são aperfeiçoadas e tecnológicas, com telas de GPS. Então, é complicado a gente não tem um estudo adequado. Quero aprender a ler para me aperfeiçoar e trabalhar com mais autonomia.”, detalha o aluno.
O programa Despertando tem aulas às segundas, terças e quartas, em turma de no máximo 10 alunos. Assim, o instrutor pode dar melhor assistência de forma individual a cada aluno.
O conteúdo programático traz as disciplinas de português e matemática, no formato híbrido, com aulas presenciais e online, sempre com a participação do professor. Os interessados em participar da iniciativa podem procurar o sindicato rural do seu município.
Atualmente, três turmas estão em andamento, sendo uma no município de Aral Moreira e duas em Corumbá.