Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025


Rural Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 07:11 - A | A

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008, 07h:11 - A | A

OPEP influencia nos preços de grãos

Da Redação (JG)

Os biocombustíveis, antes os “mocinhos” do meio ambiente, se tornaram os vilões da inflação das commodities, chegando até a serem responsabilizados pela fome que assola países mais pobres, carentes de recursos para a compra de alimentos. A análise é da equipe da Scot Consultoria.

A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) já divulgou nota dizendo que analisa um corte na produção de petróleo para provocar um reajuste positivo no preço. "O fato da OPEP ter um volume de produção suficiente para influenciar o preço do barril de petróleo no mercado internacional teve seu reflexo nas cotações dos grãos, que vêm apresentando reação desde a última semana", comentam os analistas.

Os preços da soja e do milho já subiram quase 10% no período, após atingirem a cotação mínima de 2008 e se aproximarem da média histórica. "Um corte na produção de petróleo, e seu eventual reajuste em função de uma menor oferta, mostra a dependência e o risco existente com relação aos combustíveis fósseis, que podem ser reduzidos justamente através da produção de biocombustíveis", prevêem.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS