Quinta-feira, 23 de Maio de 2024



Rural Terça-feira, 16 de Dezembro de 2008, 15:44 - A | A

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2008, 15h:44 - A | A

Ministério da Agricultura estuda novo modelo de crédito agrícola

Da Redação (JG)

Uma das atividades econômicas mais presentes em Mato Grosso do Sul e responsável direta pelos desempenhos impressionantes da competitividade do Brasil no mercado internacional, a agricultura se reinventou, ao inserir novas técnicas de plantio no campo.

A tecnologia dinamizou a produção e permitiu investimentos em pesquisas e melhorias das atividades. Porém, com a recente crise financeira internacional, os custos de produção, que já são onerosos, deixaram a situação mais complexa. Nesta terça-feira (16), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, anunciou que já está sendo estudada uma nova política de crédito para o setor agrícola.

Stephanes admitiu que o atual modelo está esgotado e, para garantir o futuro da produção agrícola e da competitividade brasileira, é necessário reestruturar as políticas de crédito e de preços e o seguro rural. Outro ponto verificado pelo ministro é da necessidade de se manter as discussões em nível estritamente técnico com a área de meio ambiente.

“Tenho uma visão clara de que o atual Código Florestal não atende nem ao pressuposto de produzir, nem ao de proteger”, afirmou Stephanes. Caso a legislação seja aplicada na íntegra, um milhão de pequenos produtores, que atuam em áreas consolidadas e fora do bioma amazônico, terão que suspender suas atividades. (MAPA)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS