Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 11:42 - A | A

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 11h:42 - A | A

Febre Aftosa

Mais de 85 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados contra febre aftosa

Atualmente o rebanho total do país é de 216 milhões de cabeças

Laryssa Maier
Capital News

Kelly Ventorim

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1° de maio

O programa prevê a ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país

Com o objetivo de vacinar 87 milhões de animais, contra a febre aftosa, na nova fase de vacinação a qual se iniciou na maior parte do país, na sexta-feira (1ª). Atualmente o rebanho total do país é de 216 milhões de cabeças.

 

Na sexta-feira (1º)  foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria 220, cedendo o prazo de 75 (setenta e cinco) dias, para elaboração de Instrução Normativa destinada a atualizar as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa com vistas à execução do PNEFA.

 

Segundo assessoria a maioria das unidades federativas deve vacinar animais com idade de até 24 meses, com exceção dos estados do Acre, Amapá e Espírito Santo, que precisam vacinar o rebanho de todas as idades, conforme o calendário nacional de vacinação contra a aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Esta fase de vacinação é histórica, já que será a primeira vez, desde a instituição das etapas de imunização no país, que o estado do Paraná não irá vacinar seus animais, seguindo o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O programa prevê a ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. Além do Paraná, o estado de Santa Catarina, uma zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, não participa desta etapa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS