Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025


Rural Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2008, 16:04 - A | A

Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2008, 16h:04 - A | A

Lula sugere ações para embargo da UE à carne brasileira

Último Segundo

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, afirmou nesta sexta-feira, após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que o presidente apoiou a proposta apresentada por ele e nove deputados federais de estabelecer uma comissão na Câmara dos Deputados para discutir o assunto do embargo da carne bovina brasileira, imposto pela União Européia (UE).

Segundo Puccinelli, Lula teria dito que preferia não interferir neste processo, evitando, inclusive, aprofundar na proposta de aumentar taxas sobre produtos da União Européia no Brasil, mas apoiou a iniciativa de debater o tema na Câmara.

"Se ficarmos calados, não vamos acabar com embargo nenhum. Eles não têm moral para nos sancionar", declarou o governador após o encontro. O presidente também garantiu a participação dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Agricultura nestas discussões Reinhold Stephanes, nas discussões.

Puccinelli ressaltou ainda que pode-se chegar ao extremo de serem vetados produtos importados da UE. "Nós somos independentes e agora iremos dialogar com eles na mesma altura. Lobby comercial e interesse econômico financeiro existe tanto por nós quanto por eles", disse.

A reunião também serviu para que o governador e os deputados representantes do Centro-Oeste renovassem o compromisso firmado em janeiro do ano passado de apoiar as ações do governo e reforçaram a intenção ter voz e voto independente com região.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS