Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 30 de Março de 2021, 19:15 - A | A

Terça-feira, 30 de Março de 2021, 19h:15 - A | A

Desenvolvimento

Inovação na política agrícola possibilita expansão das áreas de soja em MS

Em cinco anos, área dedicada a soja no estado expandiu em 1 milhão de hectares

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Inovação na política agrícola possibilita expansão da área de soja em MS

Jaime Verruck titular da Semagro

Área agrícola dedicada à plantação de soja em Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 1.029 milhão de hectares entre as safras 2014/2015 e 2019/2020. Dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA/MS) apontam que com o aumento de 44%, o Estado alcança a marca de 3.389 milhões de hectares cultivados com o grão na última safra.

 

Siga MS é um projeto coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) em parceria com a Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul  (Aprosoja/MS). De acordo com a assessoria, os números mostram o resultado da política agrícola aplicada pelo Governo do Estado desde 2015.

 

Secretário da Semagro, Jaime Verruck destaca que uma das metas da secretaria é consolidar o estado como um dos maiores produtores do país. “Incorporamos ao processo produtivo mais de 1 milhão de hectares e é resultado da política agrícola estadual. Desenvolver novas áreas agrícolas, ampliar a produção nas áreas tradicionais através da pesquisa e tecnologias e consolidar Mato Grosso do Sul com grande importância nacional sempre foram as metas”, explicou Verruck via assessoria.

 

Por meio do uso de tecnologias e do avanço nas políticas públicas de incentivo agrícola, diversos municípios do MS mostraram potencial agrícola e gradativamente aumentaram suas áreas de cultivo. No município de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, a área dedicada à soja expandiu 76 mil hectares na última safra, totalizando 267 mil hectares.

 

Também foi constatado pela Semagro, a expansão de 40% da área agrícola em Dourados que ampliou 61 mil hectares à soja e chegando a 215,2 milhões de hectares dedicados à cultura na safra 2019/2020. Em terceiro lugar aparece o município de Sidrolândia com expansão de 60,4 mil hectares.

 

Maracaju ocupa o quarto lugar no ranking, o município possui a maior área dedicada à soja em Mato Grosso do Sul, com 315,9 mil hectares cultivados com o grão, nos últimos cinco a área dedicada à soja cresceu em 55,2 mil hectares. Campo Grande figura em quinto lugar no ranking, o crescimento registrado na capital é expressivo, conforme dados do Siga MS houve um aumento de 144% entre 2015 e 2020, passando de 36,2 mil hectares de soja para 88,1 mil hectares.

 

Bodoquena também está entre os municípios com maior expansão agrícola no período, o aumento registrado foi de 1.072%. Em seguida, aparece a cidade de Água Clara com aumento de 666%, também registraram aumento os municípios de Corumbá e Bataguassu, as áreas de soja cresceram 652% cada nas últimas cinco safras.

 

Jaime Verruck, ressalta que a expansão agrícola exige investimentos em infraestrutura adequada por parte do Governo do Estado, para assim oferecer condições melhores aos agricultores. Conforme o secretário, a expansão proporciona maiores investimentos ao estado como a Coamo em Dourados, a Lar em Caarapó e a ADM em Campo Grande. “Vemos claramente o resultado de uma parceria público-privada nestes cinco anos, onde há o espírito empreendedor dos agricultores em produzir mais e melhor, alinhado com a política estadual de fomento do setor que além de empregos, gera riquezas com a atração de novos investimentos que agregam valor a matéria prima e fortalecem a economia estadual”, destacou o secretário via assessoria.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS