Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 29 de Julho de 2025


Rural Terça-feira, 18 de Agosto de 2009, 07:23 - A | A

Terça-feira, 18 de Agosto de 2009, 07h:23 - A | A

FAI apóia programa de orientação a micro e pequenos empreendedores

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Em apoio à diversificação e capacitação do empreendedorismo estadual, o governo do Estado lançou hoje (17) o “Estação Sebrae”, que com recursos do Fundo de Apoio a Industrialização (FAI) tem o propósito de orientar os micro e pequenos empresários na tomada de decisões de suas empresas. “Quem detém o conhecimento detém o poder e quem consegue repassar esse conhecimento merece todo o apoio do governo do Estado”, destacou o governador André Puccinelli se referindo à iniciativa do Sebrae/MS na ocasião do lançamento do programa. 

O “Estação Sebrae” é um programa de televisão que está vinculado ao CRIE, programa que foi lançado em março passado – também em parceria com o governo estadual – cuja proposta é incentivar e orientar empresários de micro e pequenas empresas a buscarem soluções e alternativas para superarem os períodos de crise. “Cada vez que a gente inaugura uma empresa eu tenho a certeza que o governo escolheu uma política certa para desenvolver a economia do nosso Estado”, destacou em sua fala a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), pasta do governo a qual o FAI está vinculado. 

Com estréia no dia 24 de agosto em rede estadual, os programas têm duração de três minutos e serão exibidos durante 25 semanas em todos os canais abertos (veja box). Os programas foram desenvolvidos considerando os temas mais importantes na longevidade de uma empresa (veja box). 

SOBRE O CRIE

Com mais de 3.600 ações previstas, 55 cidades do Estado já receberam eventos do programa CRIE desde que o programa foi lançado, como palestras setoriais (agronegócio, varejo, acesso a mercado, inovação, tecnologia, tendências econômicas, palestras magnas, com especialistas renomados, diagnósticos empresariais, consultorias presenciais, consultorias online, outros). Cerca de 17 mil pessoas foram atendidas na capital e interior do Estado até agora. 

SOBRE O FAI 

O Fundo de Apoio a Indústria (FAI) é um instrumento de natureza contábil e financeira e está vinculado ao Programa Estadual de Fomento a Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e a Renda (MS Empreendedor). O Fundo destina-se a prover os recursos necessários para a qualificação e treinamento de mão-de-obra, entre outros, e suas receitas são constituídas do recebimento de valores pecuniários resultantes da aplicação do percentual de contribuição de 2% (dois por cento) sobre o montante dos valores pecuniários de benefícios ou incentivos, fiscais ou financeiro-ficais, fruídos pelas empresas expressamente autorizadas por ato governamental (Lei Complementar n.° 093, de 5 de novembro de 2001, regulamentada pelo Decreto Normativo n.° 10.894, de 20 de agosto de 2002).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS