Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Junho de 2026


Rural Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2014, 17:47 - A | A

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2014, 17h:47 - A | A

Extrativistas receberão R$ 120 milhões para subvenção até 2016

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Famílias que vivem da extração de produtos dos biomas brasileiros receberão até 2016 mais recursos para garantia de suas rendas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai dispor R$ 30 milhões para 2014, R$ 40 milhões para 2015 e R$ 50 milhões para o ano de 2016, totalizando R$ 120 milhões.

Os recursos são do grupo gestor da Política de Garantia de Preço Mínimo dos Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), formado pelos ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Fazenda, Planejamento e a Conab. Em 2013, foram pagos mais de R$ 4,5 milhões em subvenções a 9.508 famílias de extrativistas de muitos estados.

São beneficiadas todas as pessoas que realizam a extração de produtos das matas da Amazônia, do Cerrado e de áreas do Nordeste, como as quebradeiras de coco, catadores de açaí e mangaba. Para 2014 está prevista a participação de novos produtos, como bacuri, buriti, erva-mate, fava d’antas, licuri, macaúba, maracujá do mato, murici, murumuru, pinhão e pirarucu de manejo, encontradas nessas e outras regiões brasileiras.

A coleta em 2013 chegou a mais de 9 mil toneladas de produtos como açaí, babaçu, borracha natural, castanha-do-brasil, pequi e piaçava. Do início do programa, em 2009, até hoje, foram pagos R$ 15,1 milhões a 46.082 extrativistas e adquiridas 26.465 toneladas de produtos.
 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS