Desde às 07h dessa manhã (12), os portões do Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande, onde acontece a 74° Expogrande (Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande) até o dia 22 de abril, já estão abertos ao público para visitação, com entrada gratuita durante todo o evento. Mas a abertura oficial só acontece às 19h30, com a presença de autoridades.
Este ano sem a tão tradicional grade de shows com as grandes atrações musicais brasileiras, pode reduzir o número de pessoas, mas diminui as atrações voltadas totalmente ao agronegócio e muito menos a expectativas de grandes negociações entre os produtores rurais. Ao todo serão 50 leilões, com a estimativa de comercialização de 20 mil cabeças, entre bovinos, eqüinos e ovinos.
Para garantir-se neste novo formato de exposição, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) está recepcionada com dois grandes bancos operando durante o evento: o Banco do Brasil e o Bradesco, ambos com linhas de créditos específicas para o agronegócio. Otimista com a exposição, Maia afirma que os produtores rurais estão estimulados e com grande expectativa de créditos para esse ano, principalmente com os incentivos proporcionados pelo governo federal, que institui o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) para estimular a produção sustentável no campo.