Campo Grande 00:00:00 Domingo, 11 de Maio de 2025


Rural Sábado, 22 de Novembro de 2008, 09:26 - A | A

Sábado, 22 de Novembro de 2008, 09h:26 - A | A

Embrapa realiza curso de controle de neosporose em bovinos

Da redação (LM)

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande - MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o II Curso sobre Diagnóstico e Controle da Neosporose em Bovinos, nos dias 28 e 29 deste mês. Destinado a estudantes do último ano de veterinária e técnicos com experiência em doenças da reprodução, o evento pretende transferir conhecimentos e técnicas sobre o tema, visando avançar no controle da doença no rebanho brasileiro.

O impacto econômico da neosporose bovina é atribuído principalmente aos custos associados ao aborto, ao valor dos fetos, à inseminação artificial ou à cobertura, à diminuição da produção de leite, ao aumento do descarte e à reposição dos animais. As infecções congênitas podem ocorrer nos bovinos leiteiros e de corte. As vacas leiteiras soropositivas produzem menos leite e são descartadas mais cedo, diminuindo a vida produtiva. Nos bovinos de corte soropositivos há maior risco de abortos e natimortos, além do aumento do descarte por problemas reprodutivos.

Os interessados podem se inscrever pelo telefone (67)3368-2141, com Marilene Veiga Miranda Fonseca. São oferecidas 20 vagas. O curso terá a participação dos professores Fernando Paiva, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Manoel Sebastião da Costa Lima Júnior, doutorando em Doenças Infecciosas pela UFMS; Renato Andreotti, pesquisador do Embrapa Gado de Corte; e pela médica veterinária Leandra Marla Oshiro. (Embrapa)

Informações Gerais:
II Curso sobre Diagnóstico e Controle da Neosporose em Bovinos
Local: Embrapa Gado de Corte – Área de Sanidade Animal
BR 262 – Km 4 – saída para Aquidauana
Data: 28 e 29 de novembro
Carga Horária: 16 horas

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS