Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Julho de 2025


Rural Sexta-feira, 18 de Maio de 2012, 15:14 - A | A

Sexta-feira, 18 de Maio de 2012, 15h:14 - A | A

Diretor e técnicos da AGRAER participam da inauguração da Farinheira de Furnas dos Baianos

Da redação - (MS)

No último dia 16, foi inaugurado o Centro Comunitário de Produção de Farinha das Furnas dos Baianos, no distrito de Piraputanga, município de Aquidauana. Com objetivo de trazer boas expectativas e desenvolvimento de maior produção e renda para as famílias quilombolas nas Furnas dos Baianos.

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural em parceria com a prefeitura municipal de Aquidauana apoia o desenvolvimento da agricultura familiar, da Comunidade Negra de Furnas dos baianos formadas por 22 famílias, gerando renda para as mesmas, pois os mesmos tem tradição na produção de farinha. a Agraer tem como objetivo a expectativa maior de geração de renda para fixá-los no campo e não deixar que os jovens abandonem a região, o quem vem ocorrendo muito e além de futuramente aumentar a comercialização e necessidade de produção poder comprar matéria prima (mandioca) das comunidades da região, aldeias indígenas, assentamento, entre outros, podendo empregar também a mão – de- obra da região.

De acordo com a coordenadora municipal da Agraer, Simone Rodrigues, “auxiliamos em escrever o projeto de produção da farinheira, tivemos a participação do coordenador do Programa de Agroindústria da Agraer, José Luiz Meira Ribeiro e a especialista em Marketing e Propaganda, Laura Simone Giordano, que colaboraram na elaboração da embalagem, e o fornecimento do código de barra e a tabela nutricional.” Os nossos afazeres é de capacitá-los na produção de mandioca, fazer cursos para a comunidade, auxiliá-los na comercialização, e ainda, emitir a DAP( Declaração de Aptidão ao Produtor) para que eles comercializem a farinha para a Prefeitura e outros – PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA ( Programa de Aquisição de Alimentos), afirmou Simone.

O Centro terá capacidade de produzir cerca de 750 kg de farinha/mês e para isso serão necessárias 24 hectares de mandiocas plantadas permanentemente, o que afirmar que haverá o fortalecimento da agricultura familiar na região, e não apenas das Furnas.

O núcleo agrega valores históricos ao produto principal, tendo em vista a forte ligação cultural dos moradores das Furnas dos Baianos com a ocupação daquela área. As primeiras 11 famílias de migrantes baianos chegaram ao local nos anos 50 do século passado e de lá para cá formaram um dos principais pólos produtores de alimentos, com foco na farinha de mandioca. Doces, rapadura, queijo e derivados são outros produtos da comunidade, que ainda hoje mantêm vivas as manifestações culturais nordestinas.

Por falta de investimentos públicos em equipamentos mais modernos, apoio para gradeamento de terras e outros, como boas estradas, a produção da farinha caseira até então praticada foi entrando em um processo decrescente nos últimos anos.
O Centro Comunitário de Produção de Farinha das Furnas dos Baianos já está legalmente constituído e apto a iniciar a produção da farinha. O empacotamento do produto será no próprio Centro o para isso já conta com embalagem padronizada e com certificado para o comércio imediato.

Estiveram presentes no local o diretor da Agraer, José Alexandre Ramos Trannin, no ato representando o governador André Puccinelli, e a coordenadora municipal de Aquidauana Simone Rodrigues, o gerente regional da Eletrosul, engenheiro Ricardo Luiz de Souza Licks, o coordenador estadual do programa Luz Para Todos, João Bosco da Silva, o engenheiro da divisão de projetos socioambientais da Eletrobrás Fernando Oliveira Matias, o agente do programa Luz Para Todos, Valter de Souza, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Artur Padilha, o representante da Fundação de Cultura do Estado, Carlos Versoza, o gerente municipal de Planejamento e Habitação-Vanderley Camposano da Rocha (responsável pelo projeto do Centro), o diretor da UEMS Unidade de Aquidauana, Vagner Nantes, os vereadores Cipriano Mendes Corrêa Filho e Antônio da Coeso, gerentes municipais, presidentes de associações de moradores e demais convidados.

Fonte: Agraer/MS

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS