A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio da agência municipal de Ivinhema, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Embrapa Agropecuária Oeste, realiza na próxima sexta-feira (10) no município, um Seminário Regional sobre a Cultura da Mandioca.
Segundo a técnica da Agraer de Ivinhema, Teonília Pereira da Silva, o evento tem como principal objetivo levar aos produtores da região novas informações sobre as técnicas aplicadas na mandiocultura. “Durante o evento serão discutidos principalmente os gargalos da produção, para que os produtores se conscientizem deles e estejam preparados para enfrentá-los”, destaca Teonília.
Ainda de acordo com a técnica, a mandiocultura é uma atividade expressiva na região, mas que vem passando por dificuldades, principalmente pelo baixo preço que vem sendo pago pelo produto. “O encontro tem como objetivo, também, motivar estes produtores a continuarem na atividade que é muito importante para a região. Apenas no município de Ivinhema já são mais de 5,5 mil hectares de mandioca”, analisa a técnica.
A expectativa é de que o evento reúna cerca de 100 participantes entre produtores, estudantes e técnicos dos municípios de Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Deodápolis, Nova Andradina e Bataguassu. Na programação estão previstas palestras sobre pragas da cultura da mandioca; produção integrada; aproveitamento da mandioca na alimentação animal; material de plantio; nutrição mineral da mandioca, entre outros assuntos.O seminário será realizado a partir das 8h00 no auditório da UEMS, localizado na Avenida Brasil, 679 em Ivinhema.