A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS), firmou importantes parcerias com as secretarias municipais de agricultura e pecuária dos municípios de Aral Moreira e Amambai: o pacto estratégico de atuação que visa o fortalecimento dos conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável e a realização do programa de promoção do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) Itinerante Agricultura Familiar.
Estiveram presentes nas reuniões municipais de Aral Moreira e Amamabi - realizadas, respectivamente, na quarta-feira (2) e quinta-feira (3) - além dos técnicos do governo estadual e secretários municipais, representantes do Banco do Brasil, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais, Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Agraer) e autoridades locais.
Segundo o coordenador do CEDRES/MS, Carlos Roberto Golçalves, o objetivo dos encontros e levar aos municípios “como e porque” das políticas públicas implementadas no âmbito nacional e estadual, para que de fato chequem até os municípios. “Precisamos combinar as estratégias para que cheguem realmente até os produtores, e para isso, precisamos da atuação pontual dos conselhos municípios voltados a agropecuária sustentável”, destaca.
Quando ao fomento dos produtores da agricultura familiar, Gonçalves adiantou alguns dos resultados obtidos nesta ação de mobilização aos municípios do sul do Estado. Ele adianta que já foram pactuados a realização dos projetos de divulgação do programa FCO Itinerante Agricultura Familiar em Aral Moreira - que será realizado no próximo dia 28 de setembro - e em Amambai, no dia 30. “O nosso próximo passo será firmar também com o município de Sete Quedas a realização deste encontro”, destaca.
CDRS/MS
O CEDRS/MS foi revitalizado pelo governo André Puccineli em julho de 2007, e vem atuando no desenvolvimento rural sustentável, dando suporte estratégico ao fortalecimento econômico e institucional da agricultura familiar no Estado, que atualmente é composta por 72 mil famílias, conforme dados da Agraer. O órgão é composto atualmente por 30 entidades do setor público, privado e dos movimentos sociais.
Os municípios do Estado deram início a esta ação de mobilização no dia 7 de agosto em Nioaque, onde o CDRS/MS visitou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Para Carlos Roberto Gonçalves, responsável pelo CEDRS/MS, a proposta é incluir estes fóruns locais na adoção e discussão das políticas públicas voltadas a agricultura familiar no Estado. “Estamos empenhados em resgatar este importante fórum para a agricultura familiar, fortalecendo o papel dos conselhos e apoiando as ações adotadas”, conclui.