Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 11 de Junho de 2026


Rural Terça-feira, 25 de Setembro de 2012, 16:26 - A | A

Terça-feira, 25 de Setembro de 2012, 16h:26 - A | A

Avicultura registra queda de 27% na exportação em MS

Neide Fischer - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

De acordo com o levantamento da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) o mês de agosto registrou queda de 27% na exportação da avicultura sul-mato-grossense.

Foram embarcadas em julho deste ano 10,4 mil toneladas enquanto que, em agosto, foram contabilizados 7,5 mil toneladas.

Em agosto de 2011 foram 10,5 toneladas vendidas no mercado externo, o que representa uma retração de 35%.

Para a União Brasileira de Avicultura (UBABEF), o fraco desempenho das exportações foi ocasionado pela greve dos fiscais agropecuários em agosto e aos altos estoques nos países importadores como o Japão, Arábia Saudita e China.

O aumento do custo de produção do setor também tem preocupado os produtores. A alta dos preços da soja e milho, valorizados em função da quebra da safra mundial, resultado da estiagem nos Estados Unidos e excesso de chuvas na Europa, refletiu no aumento de 20% do custo da ração animal, principal insumo do setor.

“É provável que esse panorama continue até 2013”, estima a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas.

Para o consumidor, o resultado é de alta de preços. No varejo, cortes como a coxinha da asa tiveram aumento de 10,7% em oito meses.

 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS