Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Junho de 2026


Rural Quarta-feira, 04 de Abril de 2012, 17:39 - A | A

Quarta-feira, 04 de Abril de 2012, 17h:39 - A | A

As tecnologias a serviço do campo

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Definitivamente a utilização de tecnologias na produção agropecuária tornou-se ao longo da história uma necessidade inalienável. Com a população do Planeta cada vez mais em expansão, essa utilização obrigatoriamente está ligada à viabilidade econômica, social e ambiental da sociedade. É preciso cada vez produzir mais em menores espaço e tempo. Na agricultura o grande desafio é competir no mercado altamente globalizado.

Na pecuária, a principal dificuldade é buscar baixo custo para produzir carne de forma integrada ou intensiva. E tudo isso sem afetar a oferta de grãos para a nutrição humana e produzindo o mínimo impacto possível no meio ambiente, principalmente sobre o efeito estufa. Eis o dilema o produtor – produzir com sustentabilidade.

Nessa ótica, as mais recentes tecnologias e técnicas de manejo e produção parecem ganhar espaço no setor rural, trazendo cada vez mais adeptos e simpatizantes para aquilo que nos parece ser a alternativa econômica mais viável: os sistemas integrados de produção. Com altos custos de produção a pecuária mais tradicional já perde espaço e é preciso reduzir o tempo de abate, ocupando menos território para a engorda e aproveitando melhor a área disponível. Isso, sem contar com as obrigações impostas pela legislação ambiental, cuja pressão deve ser ampliada com o vigor do novo Código Florestal.

Para consumir uma infinidade de tecnologias produzidas pela pesquisa, Mato Grosso do Sul foi privilegiado com a instalação de três unidades da Embrapa: tem o Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte (em Campo Grande), o Centro de Pesquisa Agropecuária Oeste (em Dourados) e o Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal (em Corumbá). Sem contar com a importância fundamental das fundações, como a Fundação MS e a Fundação Chapadão do Sul, e as universidades, que têm atuado de maneira eficiente tanto na pesquisa como na difusão das novas tecnologias.

Por todos os pontos cardeais do Estado as instituições promovem eventos para multiplicar esses conhecimentos. As feiras agropecuárias tornaram-se as grandes vitrines da nossa produção. Recentemente tivemos a Showtec em Maracaju e a Dinapec em Campo Grande, só para citar alguns. Feiras de natureza altamente técnicas, servem para colocar o produtor frente a frente com as últimas novidades para o campo tanto em tecnologias, como em técnicas, manejo e novas possibilidades.
 

Fonte: Sindicato Rural / Campo Grande-MS

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS