Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Junho de 2026


Rural Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013, 18:15 - A | A

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013, 18h:15 - A | A

Agronegócio vai cada vez melhor, diz ministro da Agricultura

Gabriel Kabad - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse nesta quinta-feira (26) que o País deve “mais uma vez” ultrapassar a previsão de produção agrícola no próximo ano. “Nossa agricultura e nosso agronegócio vão muito bem. Estamos abrindo mercados. A previsão de produção no ano que vem é de 194 milhões de toneladas, e essas previsões vêm sendo sempre ultrapassadas”, falou durante audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.

Convidado para detalhar o Plano Safra 2013/2014, lançado em junho, e os problemas de regularização fundiária e armazenamento da produção agrícola no Brasil, Andrade antecipou que o governo está “estudando modernizações para o seguro atingir mais agricultores com maior eficiência”, relatou a Agência Brasil. Sem antecipar detalhes, Andrade garantiu que as medidas valerão para a próxima safra.

O seguro é um dos mecanismos mais demandados pelos agricultores. No ano passado, a produção agrícola de diversas regiões do País foi afetada pela estiagem, avaliada como uma das mais intensas dos últimos anos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que também participou do debate, disse que o crédito disponibilizado para os pequenos agricultores aumentou 290% desde a safra de 2003/2004. “No ano passado, foram disponibilizados R$ 18 bilhões e foram contratados R$ 19,1 bilhões. Foi o primeiro ano que ultrapassamos o limite anunciado”, destacou.

Vargas ainda disse que o nível de inadimplência dos pequenos agricultores vem caindo progressivamente, desde que mecanismos como o seguro safra e os programas que garantem preço mínimo da produção foram ampliados.

Mato Grosso do Sul

“Se não fosse o agronegócio, nosso déficit na balança comercial teria mais US$ 50 bilhões”, avaliou Sérgio Souza (PMDB-PR). A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou o processo precário de armazenagem que ainda ocorre em regiões produtoras, como as de Mato Grosso do Sul. “Me admira seu otimismo, ministro. No Brasil, a safra fica armazenada no caminhão. Como a comercialização de commodity é muito rápida, ela é colhida e vai rápido para o porto. Mas não é o ideal”, disse.

Andrade rebateu, lembrando que hoje existe um programa que reserva R$ 25 bilhões para financiar armazenamento. “Acredito que, em cinco anos, não teremos mais essa fotografia da soja e do milho armazenados a céu aberto”, avaliou. Em junho, o governo anunciou que os recursos para agricultura empresarial somarão R$ 136 bilhões, e mais R$ 39 bilhões serão utilizados para financiar a agricultura familiar
 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS