Campo Grande Segunda-feira, 17 de Junho de 2024



2023 Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024, 14:34 - A | A

Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024, 14h:34 - A | A

Retrospectiva 2023 - Esporte

Seleção decepciona e competições nacionais roubam a cena em 2023

Ano histórico para o futebol brasileiro contou com disputas brilhantes, viradas inimagináveis e conquistas inéditas

Odirley Deotti
Especial para o Capital News

Retrospectiva 2023

Emoção é a palavra que pode definir o futebol brasileiro em 2023. Nossa seleção, que vinha de mais uma copa decepcionante, trocou de técnico em busca de novos ares e ideias, mas o que se viu em campo foi mais um fiasco da amarelinha, que deveria ser uma das maiores do mundo. Lesões, derrotas para adversários inesperados e apatia em campo deixaram o gosto amargo de terminar 2023 na sexta posição nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Já no cenário nacional, os times brasileiros protagonizaram espetáculos em campo desde o primeiro momento do ano. Jogos acirrados, grandes goleadas, viradas histórias, recordes de público, títulos inéditos e choro pela queda marcaram os grandes clubes brasileiros. Os torcedores lembrarão de 2023 como o ano da queda do gigante Santos para a série B pela primeira vez? Ou será a pipocada histórica do Botafogo, que liderou o campeonato por 33 rodadas, abriu 13 pontos em relação ao segundo colocado e, depois de uma sequência de 11 partidas sem vencer, viu o Palmeiras atropelar os adversários e sagrar-se bicampeão do brasileirão? Enfim, 2023 ficará para a história de muitas formas na mente do torcedor.

Despedida de uma lenda

Divulgação/CBF

Roberto Dinamite

Roberto Dinamite marcou mais de 700 gols com a camisa do Vasco da Gama

Os amantes do futebol tiveram um começo de ano difícil. Após o falecimento de Pelé na última semana de 2022, o ano de 2023 iniciou-se com outra grande perda para o esporte brasileiro. Aos 68 anos, o ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, faleceu no Rio de Janeiro após uma corajosa batalha contra um câncer no intestino. Sua trajetória, repleta de glórias e títulos, deixou uma marca eterna no coração dos torcedores, como narra Rogério Vidmantas em sua matéria para o Capital News.

Palmeiras é Bi da Copinha

Agência Palmeiras

Palmeiras América

Ruan Ribeiro marcou o primeiro gol do Palmeiras na disputa do título

O Palmeiras escreveu mais um capítulo dourado em sua história na Copa São Paulo de Juniores. Em uma final emocionante contra o América-MG, o Verdão sagrou-se bicampeão consecutivo, com um gol de Patrick nos acréscimos, garantindo a vitória por 2 a 1. Uma campanha impecável, com 32 gols feitos e apenas 4 sofridos, culminando em um título merecido para a promissora geração alviverde, que vem revelando talentos nos últimos anos.

Verdão leva Supercopa do Brasil em jogaço contra o Flamengo

Agência Palmeiras

Palmeiras

Palmeiras comemora mais uma título, o primeiro do ano

O ano do futebol brasileiro começou com um duelo espetacular na Supercopa do Brasil, reunindo os gigantes Palmeiras e Flamengo. Rogério Vidmantas relatou em matéria ao Capital News a partida de sete gols, em que o Palmeiras levou a melhor, vencendo por 4 a 3 o rubro-negro, conquistando o título pela primeira vez. Raphael Veiga, Gabriel Menino e Gabigol protagonizaram um espetáculo de gols, deixando os torcedores sem fôlego. A conquista foi o prenúncio de um ano positivo para o Verdão. O mesmo não se pode falar do Flamengo, que ali iniciou o pior de seus anos recentes.

Flamengo cai nas semifinais do Mundial

Twitter Oficial/FIFA

Al Hilal Flamengo

Vietto sofreu dois pênaltis e ainda marcou o terceiro gol do Al Hilal que valeu a vitória e classificação

Depois de perder a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, o Flamengo viajou em busca do sonho do bicampeonato mundial, que foi interrompido ainda nas semifinais contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Mesmo com dois gols de Pedro, a expulsão de Gerson prejudicou a equipe, que acabou derrotada por 3 a 2. O Al-Hilal avançou para a final, enquanto o Flamengo disputou o terceiro lugar. A competição foi vencida pelo Real Madrid, numa goleada de 5 a 3 contra o Al-Hilal.

O lado sombrio do futebol

Ano de 2023 também foi marcado, ou melhor, manchado por esquemas de manipulação em jogos, racismo nos estádios e punição por cantos homofóbicos. Em reportagens ao Capital News, Rogério Vidmantas relatou o crescimento das apostas esportivas e como isso trouxe à tona um esquema de manipulação de jogos de futebol, investigado pela Operação Penalidade Máxima do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Jogadores de clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, incluindo o zagueiro Eduardo Bauermann, que defendia o Santos, foram denunciados por participação em um esquema fraudulento.

Enoc Junior/Ypiranga

Ypiranga Caíque

Goleiro Caíque defende o Ypiranga na Série C do Campeonato Brasileiro

Já na Série C do Brasileirão, o país voltou a enfrentar caso de racismo no futebol. O goleiro Caique, do Ypiranga-RS, sofreu agressões racistas durante uma partida da Série C do Campeonato Brasileiro. O agressor foi preso e Caique destacou a necessidade de punições severas contra o racismo nos estádios. O episódio levou a uma manifestação anti-racista organizada pela CBF nos jogos do Brasileirão, onde jogadores se sentaram em campo por 30 segundos em apoio à campanha.

Em outra situação, já na Série A, o Corinthians foi punido pelo STJD devido a cantos homofóbicos de sua torcida em um clássico contra o São Paulo. A perda de um mando de campo, cumprida com portões fechados, refletiu a postura rigorosa adotada pela CBF contra atos discriminatórios. A manifestação homofóbica levou a investigações policiais, como narra Rogério Vidmantas para o Capital News.

Agência Corinthians

Corinthians Estádio

Neo Química Arena não terá torcedores em uma partida do Corinthians no Brasileirão

Ano turbulento na amarelinha

Reprodução/CBF TV

Fernando Diniz

Fernando Diniz vai conciliar o trabalho na Seleção com o Fluminense, conforme acertado com o clube

Depois de um 2022 desanimador, em julho de 2023 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) surpreendeu ao nomear Fernando Diniz como técnico interino da Seleção Brasileira até 2024, como escreveu ao Capital News, o jornalista Rogério Vidmantas. Antecipando a espera por Carlo Ancelotti, que supostamente deve assumir a função na metade de 2024, Diniz assumiu as rédeas durante as eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Com dualidade de funções, ele comandou o esquadrão nacional nas Datas Fifa, enquanto manteve seu compromisso com o time do Fluminense.

Lucas Figueiredo/CBF

Seleção Brasil Bolívia

Antony

Mas o ano de Diniz na seleção masculina de futebol não foi tão producente como o ocorrido no Fluminense, para a tristeza do torcedor. Logo após sua primeira convocação, teve que cortar o goleiro Bento e o atacante Vinicius Junior por lesões, em seguida, desconvocou o atacante Antony, do Manchester United, em meio a polêmicas. Acusado de ameaçar a ex-namorada, o jogador foi desconvocado, abrindo espaço para Gabriel Jesus, que vinha em ascensão no Arsenal. O caso, investigado em sigilo pela Polícia Civil de São Paulo, destacou a importância de ações responsáveis no esporte.

O começo do novo técnico da seleção e seus novos selecionados parecia animador, com direito a goleada sobre a frágil Bolívia e uma magra vitória sobre o Peru, mas não demorou para as coisas desandarem na seleção brasileira. A sequência não poderia ser pior: um empate contra a Venezuela em 1 a 1 e uma dolorosa derrota para os nossos vizinhos uruguaios por 2 a zero. Em seguida, a seleção voltou a perder pela Eliminatória, dessa vez para a Colômbia, que foi superior ao selecionado canarinho, vencendo a partida por 2 a 1, fato inédito na história das Eliminatórias. O golpe de misericórdia de 2023 foi da nossa maior rival, em pleno Maracanã, a Argentina decretou o ano desastroso da amarelinha, vencendo por 1 a 0 uma apática seleção brasileira.

Hugo Sena/CBF

Seleção Brasil

Brasil começou bem, mas após saída de Vinicius Jr, machucado, a Colômbia cresceu e buscou a virada no segundo tempo

Copa do Mundo Feminina: Brasil decepciona

Thais Magalhães/CBF

Seleção Brasil Jamaica

Marta começou como titular, mas foi marcada durante toda a partida e saiu sem marcar

E parece que a apatia da seleção masculina se estendeu para a feminina. A equipe da técnica Pia Sundhage, que contava até com Marta, iniciou sua jornada na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia com uma convincente vitória sobre o Panamá. No entanto, a empolgante estreia deu lugar a uma derrota fácil contra a França. O Brasil, mesmo após o revés, buscou sua classificação enfrentando a Jamaica, mas infelizmente, o empate contra as jamaicanas marcou o fim prematuro da campanha. A queda precoce na primeira fase da Copa custou o cargo da agora ex-técnica Pia Sundhage.

Conquistas inéditas

Rubens Chiri/São Paulo FC

São paulo

Rafinha, capitão do São Paulo, levanta a taça inédita conquista pelo Tricolor no Morumbi

A Copa do Brasil de 2023 presenciou um capítulo único na história do torneio. O São Paulo, após vencer o Flamengo no Rio de Janeiro, no dia 17 de setembro, segurou um empate no Morumbi no dia 24 do mesmo mês e conquistou o título pela primeira vez na sua história. Bruno Henrique e Rodrigo Nestor protagonizaram os gols na final, proporcionando ao Tricolor não apenas a taça, mas também a classificação para a Libertadores 2024. Confira a reportagem de Rogério Vidmantas sobre o feito inédito do tricolor paulista.

Mas não foi só o São Paulo que conquistou um título inédito em 2023. O Fluminense quebrou um tabu de 15 anos, derrotou o Internacional na semifinal, voltou à decisão da Copa Libertadores e conquistou o título inédito ao vencer o Boca Juniors na prorrogação. Em um jogo acirrado, Cano e John Kennedy marcaram os gols decisivos, trazendo não apenas o primeiro título na competição, mas a oportunidade de representar o Brasil e a Conmebol no Mundial de Clubes da Fifa.

Dodecacampeão

Agência Palmeiras

Botafogo Palmeiras

Endrick passou por quatro marcadores para marcar o primeiro gol do Verdão e recolocar o time na disputa

Em um ano que ficará na memória de palmeirenses e botafoguenses, o Palmeiras firmou sua hegemonia no Brasileirão conquistando o título pela 12ª vez. Após altos e baixos durante todo o campeonato, sem perder de vista o líder absoluto, Botafogo, que chegou a ficar 13 pontos na dianteira, a equipe paulista demonstrou seu poder de reação numa arrancada incrível com direito a virada épica sobre o próprio Botafogo, quando perdia por 3 a 0 e reverteu o placar para 4 a 3, e sagrou-se bicampeão consecutivo, deixando para trás Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio e Botafogo. Os grandes destaques da conquista alviverde foram o jovem atacante Endrick, já vendido para o Real Madrid, e Abel Ferreira, que se tornou o segundo técnico com mais títulos no clube. O português soma 9 taças, enquanto a lenda Oswaldo Brandão tem um a mais.

Santos sofre rebaixamento histórico

Twitter Oficial/Santos FC

Santos Fortaleza

Santos não conseguiu confirmar o resultado em casa e vai para segunda divisão pela primeira vez

O ano também foi histórico para o Santos, o mais tradicional time brasileiro, mas de forma bastante negativa. No campeonato paulista, a equipe, que já não comparecia nas fases de mata-mata há mais de três temporadas, só escapou do rebaixamento na última rodada, porém, a sorte não se repetiu no Brasileirão. Depois de uma campanha pífia, a última rodada do campeonato nacional foi cruel para o Peixe, que foi rebaixado pelo Fortaleza na Vila Belmiro com um gol de Marinho, ex-atleta do clube, e um gol de Lucero por cobertura nos acréscimos, decretando a amarga queda. Os torcedores do alvinegro praiano invadiram o campo antes do apito final, o que só aumentou o cenário desastroso do clube.

Manchester City goleia Flu no Mundial

Twitter Oficial/FIFA

Manchester City Fluminense

Julián Álvares (19) marcou o primeiro gol do City antes do primeiro tempo e depois, fechou a goleada

Para fechar o ano no futebol, Rogério Vidmantas trouxe o Mundial de Clubes ao Capital News. A matéria narra a aventura do Fluminense em Jeddah, na Arábia Saudita, onde o time carioca se esforçou, mas não resistiu ao poderoso Manchester City na final do Mundial de Clubes da Fifa. O time inglês dominou a partida, marcando quatro gols, o primeiro deles aos 30 segundos, e conquistando o título inédito. O técnico Fernando Diniz tentou mudar o panorama, mas o City, liderado pelo atacante argentino Julián Álvarez, assegurou a vitória e o título mundial.

 Confira as principais materias de 2023 na editoria de Esporte

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS