Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019, 08:05 - A | A

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019, 08h:05 - A | A

Proclamação da República

República foi proclamada há 130 anos

O Brasil se tornou oficialmente uma república no dia 15 de novembro em 1889

Laryssa Maier
Capital News

Reprodução/Pintura de Benedito Calixto

República foi proclamada a 130 anos

Praça da Aclamação, no Rio de Janeiro, um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderado por marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder

Nesta sexta feira dia 15 de novembro completam-se 130 anos da Proclamação da República no Brasil. No dia 15 de novembro de 1989, foi instaurada a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil. 

 

A história nos mostra que o Brasil antes de se tornar uma República, era um Império. Em outras palavras, éramos independentes de Portugal, no entanto, todas as decisões eram tomadas de forma unilateral pelo imperador, D. Pedro II. A monarquia começou a ficar enfraquecida no fim do século XIX, período em que o Brasil passava por uma série de mudanças sociais e econômicas. Esse período se inicia na Proclamação da Independência em 1822 e vai até a Proclamação da República, em 1889 com muitas mudanças sociais e políticas que foram marcantes e decisivas.

Reprodução

Marechal Deodoro da Fonseca

Marechal Deodoro da Fonseca

 

O fato marcante para a história do País aconteceu na Praça da Aclamação, no Rio de Janeiro, que na época era a capital do Império do Brasil. Na ocasião  um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderado por marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder.

 

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca declarou o fim do período imperial. Naquele mesmo dia se formou um governo provisório. Assim, o marechal se tornou o primeiro presidente da história do Brasil. Ciente de que não conseguiria de forma alguma reverter tal situação, D. Pedro II apenas aceitou a vontade do povo e retornou para Portugal. 

 

Atualmente o Brasil é presidido por Jair Messias Bolsonaro 38º Presidente a comandar o País desde a Proclamação da República.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS