Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Reportagem Especial Terça-feira, 15 de Novembro de 2022, 08:10 - A | A

Terça-feira, 15 de Novembro de 2022, 08h:10 - A | A

Reportagem Especial

Proclamação da República e seus 133 anos de história

O primeiro passo para a democracia, uma nova forma de organizar o poder

Renata Silva
Especial para o Capital News

Pinacoteca Municipal de São Paulo

Proclamação da república e seus133 anos de história

Proclamação da República. Óleo sobre tela de Benedito Calixto (1893)

Neste 15 de novembro, o Brasil celebra os 133 anos da Proclamação da República, o ato foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. O evento ocorreu na atual praça da República, que na época era conhecida como praça da Aclamação em 1889, no Rio de Janeiro.


A expressão “República” surgiu em Roma, para ser mais preciso na Roma antiga com o propósito de significar algo público, ou seja, é a intenção de manifestar uma comunidade política organizada e participativa. A Proclamação da República, então, tem como propósito ser uma ação onde torna-se possível que todos os cidadãos de uma nação participem da escolha de seus representantes políticos.

Acervo Pessoal

Proclamação da república e seus133 anos de história

Lenir Gomes Ximenes: A Proclamação da República não trouxe de imediato grandes transformações sociais, porque foi uma mudança muito mais político-administrativa, mas contribuiu para nossa história


A Pedagoga, historiadora e Doutora em História Lenir Gomes Ximenes fala que o Brasil era uma monarquia e a partir da proclamação, se tornou uma república. Segundo ela, isso significou uma ruptura na história política, “não trouxe de imediato grandes transformações sociais, porque foi uma mudança muito mais político-administrativa, no entanto bastante importante na história do Brasil”, acrescenta.

A historiadora relembra que o Brasil, no final o século XIX passava por algumas transformações, entre elas, em 1888, a abolição da escravatura e a guerra do Paraguai. Segundo ela, já havia uma crise da monarquia, um dos motivos: O descontentamento de parte da oligarquia rural, principalmente dos cafeicultores, na época um setor bastante importante.

Divulgação/ALESP

Proclamação da república e seus133 anos de história

D.Pedro II e Dona Thereza Christina em 1888

ALESP

Proclamação da república e seus133 anos de história

Marechal Deodoro da Fonseca proclamando a República em quadro a óleo de Henrique Bernardelli

De acordo com a professora, eles se sentiam lesados por conta da abolição da escravatura, um tipo de mão de obra muito utilizada na época. Além da oligarquia rural, havia também um descontentamento por parte dos militares com a monarquia com Dom Pedro II. Segundo a historiadora, eles esperavam um pouco mais de protagonismo político no pós-guerra do Paraguai e acharam então que o monarca não correspondeu a expectativa.

 

Diante desses grupos descontentes com a atuação de Dom PedroII, a história nos mostra que a união dos dois culminaram na derrubada da Monarquia e por consequência o protagonismo assumido pelos militares. A professora fala que proclamação da república não se tratou de um evento popular do qual a população em peso participou, no entanto foi importante porque inseriu o Brasil no contexto de uma maior modernidade político-administrativa.


Ela explica que o país caminhava para essa modernidade, mas a passos lentos. Ela relembra que, num primeiro momento, essa República foi marcada por bastante autoritarismo, conhecido na época como Reública da espada. Quem esteve a frente foram os Governos dos militares Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Arquivo Nacional

Proclamação da república e seus133 anos de história

Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto

Depois, surgiu a República Oligárquica, e quem ocupava o poder era a Oligarquia Rural, ou seja, os grandes proprietários de terra, que haviam sido os protagonistas na Proclamação da República. Nessa época já havia às eleições presidenciais, o voto era aberto e pessoas analfabetas não podiam votar, ou seja, não havia uma ampla Participação Popular.

A república surgiu como uma nova forma de organização do poder, e segundo a historiadora foi o primeiro passo para chegarmos a democracia atual. Para ela, os brasileiros têm muito o que celebrar e refletir sobre o que foi alcançado até aqui.

Deurico/Capital News

Bandeira nacional da República Federativa do Brasil

Bandeira nacional da República Federativa do Brasil

Álbum de fotos

Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ

A imagem publicada na Revista Ilustrada, um dia após a proclamação da República, homenagem à Proclamação da República do Brasil: “Gloria à Pátria! Honra aos Heroes do Dia 15 de Novembro de 1889”, de Antônio Bernardes Pereira Neto, em 1889

ALESP

Família Imperial

Arquivo Nacional

O Marechal Deodoro da Fonseca liderou as tropas que derrubaram Dom Pedro II e instalaram a República no Brasil

Arquivo Nacional

Floriano Vieira Peixoto (1839 – 1895) foi, primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil, cujo governo abrange a maior parte do período da história brasileira conhecido como República da Espada

ALESP

Funeral do Imperador Pedro II do Brasil. Seu corpo está sendo carregado sobre as escadas da Igreja da Madeleine, Paris, France em 1891

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS