A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) e o vereador Ayrton Araújo (PT) encaminharam à Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde da Câmara, ofício solicitando a convocação do ex-prefeito Nelson Trad Filho, de 2006 a 2012, para esclarecer repasses de R$ 222.538.737,00 (duzentos e vinte e dois milhões, quinhentos e trinta e oito mil e setecentos e trinta e sete reais) ao Hospital do Câncer, através da Fundação Carmen Prudente, e ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpelo Sistema Único de Saúde (SUS), que alegam não ter tido prestação de contas e sem qualquer forma de auditoria por parte da Secretaria de Saúde.
“A Sindicância instaurada na SESAU constatou a não observação as determinações legais quanto a utilização de recursos públicos repassados pelos SUS, sendo evidente que a falta de fiscalização provocou todos os desvios de recursos ate agora apurados pelas CPIs da Câmara e da Assembleia Legislativa, MPE, MPF e Policia Federal e a convocação do ex-prefeito que esteve a frente da administração no período investigado visa esclarecer o que foi constatado pela Sindicância”, comentou a vereadora Luiza Ribeiro.
Conforme constou dos relatórios produzidos na Comissão de Sindicância instaurada pela Resolução “PE” SESAU n. 458 de e Resolução “PE” n. 459, consta que “a Secretaria Municipal de Saúde, nunca solicitou qualquer forma de prestação de contas ao Hospital do Câncer” e de que “... nesse sentido há clara omissão da Diretora de Relações Institucionais em Saúde/SESAU, que em seu depoimento anexos às fls. 254 que declara que nunca foi feita exigência de prestação de contas dos valores repassados e tão pouco realizada qualquer forma de auditoria por parte da Secretaria Municipal de Saúde”.
“Estamos incentivando a CPI a coletar todos os esclarecimentos possíveis no que se refere a aplicação dos recursos do SUS em Campo Grande. A CPI tem como responsabilidade investigar a apontar os responsáveis pelos problemas enfrentados pela população que precisa de atendimento e acaba padecendo”, comentou o vereador Ayrton Araujo.