Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025


Política Segunda-feira, 06 de Maio de 2013, 11:56 - A | A

Segunda-feira, 06 de Maio de 2013, 11h:56 - A | A

Vereadora volta a propor CPI da Saúde

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitanews.com.br)

A vereadora Luiza Ribeiro (MD) voltou a defender a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades dos recursos públicos destinados ao tratamento do câncer em Campo Grande. O esquema denunciado pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Corregedoria Geral da União ganhou a imprensa nacional ontem (5) em reportagem do Fantástico.

A CPI foi proposta em março, mas não obteve a quantidade mínima necessária de dez assinaturas para ser instaurada. "Não tem como fugir, a responsabilidade é da prefeitura que é gestora plena do SUS em Campo Grande. Ela deve ter controle dos convênios, procedimentos e das irregularidades que vem sendo apontadas há tempos. A Câmara tem de cumprir seu papel fiscalizador e isso só é possível com uma CPI", disse Luiza.

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), também apoia a instalação da CPI por parte dos vereadores e convocou uma reunião para esta manhã com sua base na Casa de Leis, para discutir a repercussão nacional do caso. Às 14h ficou marcada uma coletiva de imprensa para comentar o assunto.

“O dinheiro da saúde que é repassado pela união, estado e município são, também, oriundos da arrecadação tributária e o município deve aplicar de acordo com a lei orçamentária e esta aplicação deve ser fiscalizada pela Câmara, órgão de controle externo do executivo”, explica a vereadora. O requerimento deve ser debatido novamente na sessão de amanhã (7).
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS