O senador Delcídio do Amaral (PT) afirmou por meio de sua conta oficial no Facebook, que está aguardando ansiosamente o comunicado oficial do Ministério da Justiça sobre os encaminhamentos que serão dados para tentar solucionar os conflitos por terras entre indígenas e produtores rurais de Mato Grosso do Sul.
Delcídio afirmou que conversou neste sábado (21) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso que prometeu dar uma resposta até está segunda para finalizar o ano com boas notícias tanto para indígenas quanto para produtores rurais.
Neste mês, o governador André Puccinelli (PMDB) instituiu o projeto do deputado estadual Laete Tetila (PT) que cria o Fundo Estadual de Terras Indígenas (FEPATI) para poder arrecadar recursos para indenizar produtores rurais que tem fazendas em áreas reconhecidas como terras tradicionais indígenas. O governo autorizou que o fundo tivesse recursos de R$ 200 milhões, que poderão receber recursos da União para as desapropriações.

