O secretário de Saúde e de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Inovação, José Carlos Paiva Souza, mais conhecido como Tito, aparece agredindo o produtor rural Edilson Nantes e ameaçando o vereador Vicente Lichoti (PT) em vídeo postado anonimamente no You Tube.
Segundo informações do site Nova Notícias, discussão ocorreu horas depois que o vereador sugeriu durante discurso na Câmara a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a suposta participação de Tito e Umberto Canesque (Administração) em um possível esquema de desvio de dinheiro do Fundo Municipal de Saúde.
No vídeo aparecem Tito e Lichoti discutindo na Praça Geraldo Mattos Lima, próximo à Câmara. "Eu só não quero o seguinte, que mexam com minha família, nem com meus filhos. Eu te respeito como vereador, então você me respeita como secretário", diz Tito logo no início da gravação.
Ainda segundo o site Nova Notícias, a confusão teve início logo após Tito constatar a presença de um adolescente próximo a sua residência. O secretário teria reconhecido o garoto que teria participado das manifestações pró-CPI.
Segundo testemunhas, o jovem teria a intenção de pichar o muro da casa do secretário, quando o mesmo lhe abordou. O adolescente fugiu em direção à Câmara afirmando que o secretário estava o perseguindo.
O jovem esteve na Delegacia e registrou um boletim de ocorrência. Ele alegou que apenas passava pelo local falando ao celular, quando o secretário teria ido até sua direção.
O produtor rural Edilson Nantes aparece na cena da discussão minutos depois segurando um aparelho de telefone celular. Tito pergunta se ele deseja entrar em sua casa “para tomar uma cerveja comigo, bater um papo. Você quer o quê? Quer filmar? Quer gravar?”, diz o secretário.
Nantes responde afirmando que irá tirar uma foto. Nesse momento Tito agride o produtor rural com um golpe no peito. Uma das pessoas que estavam próximas da confusão retira o secretário de Saúde de Nova Andradina do local e o leva para casa.
O vereador Vicente Lichoti e o produtor rural Edilson Nantes estiveram na Delegacia de Policia Civil de Nova Andradina para elaborar um boletim de ocorrência contra o secretário José Carlos Paiva Souza e registrar as ameaças proferidas por Tito.
Tito José também esteve na Delegacia e registrou um boletim de ocorrência por “pertubação do sossego”.
Outro lado
Em recente nota à imprensa local, a prefeitura de Nova Andradina informou que investiga as denúncias de desvio de recursos do Fundo Municipal da Saúde e que já afastou o servidor suspeito das irregularidades.
A prefeitura informa também ter criado uma comissão processante que investiga o depósito de 10 cheques na conta do servidor entre os meses de junho e julho, sem qualquer justificativa plausível.
A comissão ainda deve ouvir mais servidores, visando realizar os procedimentos necessários e esclarecer todos os fatos apresentados, o valor e o montante desviado, além de determinar a pena administrativa aos envolvidos, que podem chegar até a demissão.
O prefeito José Gilberto Garcia afirma confiar em seu secretariado.
Nesta tarde, a reportagem do Capital News procurou a assessoria de imprensa em busca de manifestação da prefeitura sobre o vídeo no qual aparece o secretário de Saúde.
A assessoria informou que a prefeitura não pretende se manifestar a respeito, por enquanto.
(Com informações do site Nova Notícias)