Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 05 de Julho de 2022, 11:53 - A | A

Terça-feira, 05 de Julho de 2022, 11h:53 - A | A

Política

Riedel comemora nota A de MS e diz que população têm de saber onde se aplica o imposto

Pré-candidato ao Governo do Estado, ele elenca a Transparência como uma prioridade

Iury de Oliveira
Capital News

Assessoria

Riedel comemora nota A de MS e diz as pessoas têm de saber onde se aplica o imposto

Eduardo Riedel

 

Mato Grosso do Sul ficou entre o seleto time de governos estaduais e municipais a receber a nota máxima no quesito. Apenas nove governos estaduais e 365 prefeituras obtiveram nota A no ano passado, contra três estados e 191 municípios em 2020.

 

“A população tem o direito de saber onde e como são aplicados os recursos provenientes de seus impostos. E a única forma de garantir isso é estabelecendo políticas públicas de transparência e acesso fácil a estes dados. Desde 2015 o Mato Grosso do Sul tem feito isso, e nos próximos anos vamos aprimorar estes instrumentos”, disse o pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Riedel, ao comentar a Nota A recebida pelo estado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal de 2021, divulgado pelo Ministério da Economia no último dia 27 de junho.

 

O Estado também foi destaque nos rankings nacionais de transparência na aplicação de recursos de combate à pandemia de Covid-19. Eduardo Riedel foi o gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) no período da crise sanitária e garantiu que cada centavo fosse aplicado de forma a combater da melhor forma possível o surto da doença no Estado, levando MS a ser destaque nacional na prevenção e combate à pandemia.

 

Uma das principais ferramentas de controle social dos gastos públicos estaduais, o Portal da Transparência do Governo de Mato Grosso do Sul, já registrou milhões de acessos. Uma das ações gerenciadas por Riedel em sua passagem pela secretaria estadual de Governo, a ferramenta tem sido destaque nas políticas públicas de acesso à informação.

 

“A transparência das contas públicas sempre foi um dos meus compromissos. Saímos do último lugar em outubro de 2015 com nota 1,4 para o estado mais bem avaliado em transparência do Brasil por três anos consecutivos. Esse trabalho envolveu muito compromisso com o dinheiro público, e vamos aprimorar o acesso a estas informações”, garantiu o pré-candidato.

 

O Portal é uma ferramenta de transparência que disponibiliza todas as informações do governo, inclusive aquelas que fazem a economia dessa gestão. Ali, o Estado publica suas ações, contratos, licitações, empenhos, acompanhamento das obras, etc.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS