Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 12 de Maio de 2025


Política Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, 14:53 - A | A

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, 14h:53 - A | A

Riedel anuncia que inscritos em programas sociais terão tarifa zero no transporte coletivo

Candidato anunciou proposta de gratuidade para as maiores cidades do estado

Iury de Oliveira
Capital News

Saul Schramm

Riedel anuncia que inscritos em programas sociais terão tarifa zero no transporte coletivo

Eduardo Riedel em entrevista a TV Morena

Em entrevista nesta quarta-feira (21) para a TV Morena, o candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou que pretende implementar o programa 'Passe Livre Social', que prevê a gratuidade no transporte coletivo urbano para as maiores cidade do Estado, beneficiando usuários do Mais Social e pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

"O usuário do Mais Social terá gratuidade no transporte público urbano nas principais cidades do Estado. Esse é um grande desafio. O custo do transporte público é, muitas vezes, um limitador para o trabalhador. Então, minha equipe já está estruturando esse programa", revelou.

 

Dados divulgados pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) apontam que em pelo menos 43 cidades brasileiras a gratuidade é válida para todo o sistema municipal.

 

Segundo a Constituição Federal, o Transporte Público Urbano é também um direito social, o que determina aos concessionários que atuam nesse ramo a condição de rentabilidades que não sejam predatórias à população mais carente. Por conta disso, agências regulatórias de municípios, onde o serviço é oferecido, atuam todos os anos no equilíbrio técnico de contratos. Entretanto, devido a problemas do setor privado que fazem essa parceria, assim como a falta de ações de planejamento para melhor infraestrutura do modelo, por parte das prefeituras, torna-se que a passagem seja cara, e o atendimento ruim, em termos de conforto, pontualidade e acesso financeiro. 

 

“Apenas a via política mais técnica focada em resultados, e que já atue com inclusão social responsável pode ser capaz de uma mudança nesse setor”, assegurou Eduardo Riedel.

A.Ramos/Capital News

Passagem de ônibus sobe para R$ 4,40 a partir de segunda

Terminal de ônibus

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS