Campo Grande 00:00:00 Sábado, 10 de Maio de 2025


Política Terça-feira, 04 de Dezembro de 2007, 13:24 - A | A

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2007, 13h:24 - A | A

Prefeitos de MS vão a Brasília pressionar por cota da CPMF

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Pelo menos 20 prefeitos de Mato Grosso do Sul confirmaram presença em Brasília (DF), para participar, hoje, do movimento liderado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) em favor de uma cota-parte da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), que está sendo discutida no Senado.

Depois da luta pelo aumento de um ponto percentual no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), os prefeitos querem agora uma participação na arrecadação da CPMF, conforme divulgou a assessoria de imprensa da Assomasul – Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul.

O presidente da entidade, Eraldo Jorge Leite (PSDB), lidera o manifesto municipalista. A meta, segundo ele, é aprovar uma emenda que garanta aos municípios 0,05% da alíquota de 0,38% da CPMF.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga a CPMF até 2011 foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado e será incluída na pauta de votação para a próxima quinta-feira (6) em primeiro turno.

Pelos cálculos da CNM, 0,05% da alíquota de 0,38% da CPMF representaria um repasse anual de R$ 5,1 bilhões para divisão entre os 5.562 municípios brasileiros.


Confirmaram presença, além de Eraldo (prefeito de Jateí), Simone Tebet (Três Lagoas), Ildomar Carneiro (Alcinópolis), Cláudio Valério (Anastácio), João Cassuci (Angélica), Jocelito Krug (Chapadão do Sul), Dalton Lima (Corguinho), Ney Kuasne (Coronel Sapucaia), Ildo Oliveira (Figueirão), Nelson Moreno (Guia Lopes da Laguna), Lídio Ledesma (Iguatemi), Evandro Bazzo (Jardim), Arlei Barbosa (Nova Alvorada do Sul), Francisco Mota (Pedro Gomes), Joaquim Oliveira (Ribas do Rio Pardo), Cláudio Barcelos (Tacuru), Marcos Benedetti (Vicentina), Vera Baur (Glória de Dourados), Zelmo de Brida (Naviraí) e Mara Caseiro (Eldorado). (Com informações do Capital do Pantanal)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS