O ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho veio a Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (6), para acompanhar as ações de combate ao foco de febre aftosa na fronteira do Brasil com o Paraguai e para discutir novas medidas de prevenção e fiscalização na região.
Mendes Ribeiro garantiu, em entrevista coletiva realizada nesta tarde, que todas a ações de prevenção da aftosa já estavam sendo desenvolvidas e agora, estão sendo reforçadas: “Sei da gravidade do foco de febre aftosa no Paraguai, mas também sei que é algo que temos sob controle. Temos respaldo para dizer que sabemos o que estamos enfrentando. Estamos com todas as fronteiras vacinadas”, informou o ministro.

Estavam presentes na coletiva o governador de MS, André Puccinelli, o ministro da agricultura Mendes Ribeiro e o deputado federal Fábio Trad
Foto: Deurico/Capital News
O ministro defendeu a integração entre os países para que todos possam agir juntos no combate à doença, inclusive defendendo a indicação de um adido agrícola para aproximar o Brasil e manter contato permanente com todos os assuntos que envolvam a produção agrícola. A primeira possibilidade seria o Paraguai, mas a Bolívia também será avaliada.
O governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli ressaltou que, se forem tomados todos os cuidados necessários, “como estão sendo tomados”, com o auxílio da marinha e do exército brasileiro, a doença não contaminará o gado brasileiro e o novo foco de febre não terá reflexo algum na economia do Estado: “É uma questão de agirmos todos juntos, temos que ajudar o Paraguai para que ele não mergulhe sozinho no problema”.

André Puccinelli disse que o Paraguai está aberto à ajuda brasileira no combate ao foco de aftosa
Foto: Deurico/Capital News
De acordo com Puccinelli, o país vizinho sempre se mostrou aberto à ajuda brasileira: “Quando teve o primeiro foco, ano passado, oferecemos a eles um milhão de doses de vacinas e eles aceitaram”.
Conforme afirmou o ministro Mendes Ribeiro, é uma meta de governo que até 2013 pretende-se “entregar um país livre de aftosa com vacinação”. O ministro disse ainda que R$ 16 milhões já foram repassados ao Governo do Estado e que se for preciso aumentará os repasses.

"O foco atual de aftosa é bem menos preocupante que o anterior", afirmou Ministro
Foto: Deurico/Capital News
Entretanto, Mendes Ribeiro salientou que todas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Brasil estão sendo feitas com cuidado sem atingir a questão da soberania do país vizinho: “mas o contato técnico entre os países é permanente”.
A secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Dias, informou que as ações preventivas já vinham sendo desenvolvidas e que só foram reforçadas. A Secretária ressaltou que o apoio do Ministério é muito importante para o trabalho de fiscalização e combate à doença: “Esses R$ 16 milhões estão sendo gastos justamente com os programas que são desenvolvidos por meio do nosso plano de trabalho, e isso inclui desde a compra de papel para escritório e antenas até a aquisição de frota de carros para a fiscalização das fronteiras”, explicou.

A secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa informou que R$ 16 milhões já foram repassados pelo Governo Federal
Foto: Deurico/Capital News
Vídeo

