Mato Grosso do Sul se tornou referência nacional na produção de energia solar, visando minimizar os efeitos do sistema centralizado de distribuição. O Estado mantém esforços em diversificar a matriz elétrica e incentivar a geração e distribuição de energia a partir de fontes renováveis.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) apresentou nesta terça-feira (7) o Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção da Energia (MS Renovável), formalizando o compromisso. O documento traça o diagnóstico do setor energético e as estratégias para atingir o potencial de oferta de energia renovável no estado.
MS Renovável é uma das ações do Plano Estadual MS Carbono Neutro (Proclima) que prevê zerar suas emissões líquidas de carbono até o ano de 2030.
A proposta se consolida como a primeira ação prática por um Mato Grosso do Sul inclusivo, próspero, verde e digital, no 38º dia de gestão do governador.
Também serão assinados os contratos de PPP de centrais de energia elétrica fotovoltaica para atender às estruturas físicas da administração pública do Estado e da Sanesul.

